Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
No menu items!

Circulação automóvel foi reposta na ponte de Penabeice 

A circulação rodoviária na ponte de Penabeice, em Murça, foi reposta ontem, depois de estar interdita devido a um abatimento de parte da estrada de acesso ao tabuleiro

-PUB-

A Proteção Civil de Murça interditou no domingo a circulação na ponte que liga à aldeia de Penabeice por causa do abatimento de parte da estrada de acesso ao tabuleiro que se terá verificado em consequência da chuva intensa que caiu durante aquele dia.

Esta é a principal via de acesso à aldeia, que tem o seu centro e a maior parte das casas localizadas na margem direita da ribeira de Curros.

O presidente da câmara, Mário Artur Lopes, já tinha dito que durante esta semana se iria avançar com uma solução para restabelecer a circulação, a qual passou pela criação de um sistema de cofragem e betonada a zona do abatimento.

O autarca disse à Lusa que foi hoje resposta a circulação automóvel naquela ponte.

Enquanto não reabriu esta passagem, a câmara e a junta asseguraram transporte aos residentes.

Por causa da situação de fragilidade da ponte, que foi afetada pelas intempéries de maio de 2013, a Câmara de Murça já está a construção uma nova travessia a poucos metros de distancia da atual.

A nova ponte, que representa um investimento de 278 mil euros, mais IVA, vai ter um tabuleiro com 17 metros de comprimento e o triplo da largura da atual estrutura.

Mas, para além da travessia, cuja obra já está em curso, Mário Artur Lopes disse ainda que a estrada que liga a aldeia à sede de freguesia, Jou, e à Estrada Municipal 314, que distam seis quilómetros, vai também ser requalificada.

À espera de visto do Tribunal de Contas está uma segunda fase da empreitada, que diz respeito à requalificação da estrada e ruas na aldeia, na margem direita.

Em curso está também a reparação de uma outra travessia, cujo tabuleiro foi arrastado pela força das água, aquando das intempéries de maio de 2023, que liga a aldeia da Ribeirinha a Valongo de Milhais.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS