Este tem como principal propósito concretizar etapas específicas do negócio num curto espaço de tempo.
De acordo com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), o objetivo é “ajudar os vencedores desta edição, de uma forma mais incisiva, a “arrancarem” com os negócios.
O Programa de Concretização tem a duração de três meses e o plano de trabalhos, onde estão incluídas as metas a alcançar, é definido em conjunto com os promotores e com a equipa técnica”.
O Concurso de Ideias é uma iniciativa da CIMAT, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, e tem “como objetivo promover ativamente a conceção e implementação com sucesso de iniciativas empreendedoras, que contribuam para o desenvolvimento desta sub-região”.
Ramiro Gonçalves, primeiro Secretário Executivo da CIMAT, reitera que “o mais importante é a dinâmica de empreendedorismo que cria no território”, bem como a transversalidade de públicos que atinge. “Temos jovens e menos jovens, pessoas desempregadas e pessoas bem-sucedidas, mas com alguma ideia de negócio nova, pessoas que procuram uma oportunidade outras que querem mudar de vida”.