O único tema de reflexão e partilha proposto ao Conselho foi o do Diaconado Permanente e sua importância e relevância no futuro pastoral da vida diocesana, sendo opinião generalizada dos conselheiros que é um ministério que carece de ser impulsionado na diocese.
Os membros do Conselho destacaram a necessidade de criar uma estrutura diocesana, responsável pelo acolhimento e discernimento dos candidatos propostos pelos párocos e comunidades, bem como do seu processo formativo. Dos vários contributos destacou-se a referência à necessidade de valorizar e potenciar também os ministérios laicais.
Houve ainda espaço para algumas informações práticas acerca do Dia Diocesano da Família, do Dia da Diocese e foi partilhado o trabalho que a Comissão do Centenário da Diocese vem a desenvolver.
Na parte final da sessão, a pedido do Bispo diocesano, os conselheiros fizeram algumas propostas acerca de medidas a tomar no âmbito da diocese a propósito da situação preocupante provocada pelo Covid-19. Elas constarão de uma nota pastoral a sair nos próximos dias. A próxima sessão ficou agendada para o dia 25 de junho.