Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

“Constituições Synodaes do Bispado de Miranda” foram reeditadas

A obra «Constituições Synodaes do Bispado de Miranda» foi reeditada e o bispo de Bragança-Miranda escreveu um artigo onde manifesta gratidão às pessoas e instituições que apoiaram esta iniciativa.

-PUB-

“Manifestamos profunda gratidão a todas as pessoas e instituições que apoiaram e tornaram possível a reedição da obra Constituições Synodaes do Bispado de Miranda, com destaque para a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote e para o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e Câmara Municipal de Miranda do Douro”, lê-se numa nota enviada à Agência Ecclesia.

As Constituições são um “texto normativo de meados do século XVI” e que se manteve vigente durante vários séculos e “tratando-se de um guia sistemático da vida cristã, incorporando prescrições doutrinárias e instruções para o quotidiano, as constituições deixaram profundas marcas culturais e cultuais, influenciando as práticas religiosas, festivas ou comunitárias e mesmo a vivência das crenças pela população local ao longo dos séculos”, escreveu D. Nuno Almeida.

As constituições realçam os aspetos jurídicos e organizativos da Igreja e “reforçam o papel do clero e acentua-se o aspeto hierárquico da estrutura eclesial, dá-se prioridade a uma pastoral litúrgico-sacramental”.

A Igreja deve “santificar, ensinar e governar. Igreja docente e discente, santificadora e santificada, governante e governada”, acentua o comentário.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS