Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Custos do Túnel vão ficar abaixo do esperado

Em meados de junho, o Governo deverá anunciar os resultados da adjudicação da infraestrutura que espera há três anos para ser retomada. Só para a construção do túnel propriamente dito, que será o maior da Península Ibérica, foram apresentadas seis candidaturas. O Governo mantém a previsão de retomar as obras em agosto, mas ainda há muitas desconfianças sobre o desenrolar do processo.

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O concurso público para a construção do Túnel do Marão, um dos três troços da autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real, contou com seis propostas, cuja média de valores apresentados é de 86 milhões de euros.

Os custos para a construção do Túnel, cujas obras foram suspensas em 2011, deverão ficar assim aquém dos 110 milhões de euros previstos inicialmente pelo Governo, que deverá mantém a previsão do reinício dos trabalhos em agosto.

Segundo informações veiculadas em vários órgãos de comunicação social, a adjudicação do concurso será anunciada em meados de julho, sendo de recordar que os outros dois troços da autoestrada (que ligam Amarante e Parada de Cunhos às respetivas entradas do túnel), também já foram alvo de concursos públicos, tendo-se apresentado na corrida 15 empresas ou consórcios.

Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sublinhou que havendo “160 milhões euros para investir” até ao final do atual quadro comunitário, “será absolutamente necessário para pôr a obra a andar”. “Anunciaram concursos e intenções, mas sou como São Tomé, ver para crer”, explicou o autarca, mostrando alguma desconfiança.

Também o Sindicato da Construção de Portugal acredita que o governo está “a mentir”, quando adianta que os trabalhos deverão ser retomados em agosto, até porque, como explicou o dirigente sindical Albano Ribeiro, para isso “os estaleiros já deveriam estar montados”.

De recordar que, a obra parou no dia 27 de junho de 2011, e a rescisão do contrato aconteceu a 18 de junho de 2013, tendo a empresa Estradas de Portugal (EP) assumido a gestão inerente ao desenvolvimento da concessão, bem como a transferência dominial dos bens e ativos que a integram.

Segundo a empresa, “de imediato foi desenvolvida uma avaliação para definir as medidas a implementar para manutenção da segurança da obra e das infraestruturas já construídas”, tendo sido mantidas no terreno “equipas técnicas em permanente monitorização”.

O passo seguinte, ainda segundo a EP, foram as “diligências no que respeita aos estudos, projetos, processos expropriativos e outros documentos desenvolvidos no âmbito das atividades integradas na Concessão, bem como o financiamento para relançamento do concurso para a conclusão da obra”.

Com base no trabalho efetuado, a empresa decidiu alterar o modelo de contratação da obra, optando pelo modelo de conceção/construção para o Túnel, que tem uma extensão de seis quilómetros, e por empreitadas para os acessos Poente e Nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada.

Esta é a terceira interrupção no processo de construção do Túnel do Marão, sendo que das primeiras duas vezes, que representaram um atraso total de mais de seis meses, as paragens foram motivadas por providências cautelares levantadas por um privado. Desta última vez, a construção estagnou depois da concessionária assumir problemas de ordem financeira como justificação.

O Governo acredita que, se tudo correr sem mais percalços, o Túnel do Marão esteja concluído e aberto ao tráfego no início de 2016.

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