A iniciativa começou às 16h00, em Boticas, com o Centro de Artes Nadir Afonso foi o local escolhido para ver e ouvir o Grupo de Concertinas do Monumento, o Grupo de Cantares Tradicionais da Associação Cultural e Recreativa da Serra do Leiranco, que vieram de Sapiãos. O rancho folclórico de Beça também marcou presença, numa tarde muito animada, que juntou dezenas de pessoas no espaço de artes. No final, todos os grupos aturam na Praça do Municipio de Boticas.
Em Chaves, o evento teve início às 18h00, no Alameda do Tabolado, com a atuação dos Marotos Flavienses, mas também dos ranchos folclóricos dos Ases da Madalena e o da Vila Medieval de Santo Estevão.
Em Ribeira de Pena, a iniciativa teve início também às 18h00, na Praça de Cerva, com o Zé das Concertinas, o rancho folclórico de Balteiro e a associação Acrepes.
Hoje, às 21h00, Montalegre irá atuar o Grupo de Concertinas “Os Lordes”, assim como o rancho folclórico da Serra do Brunheiro e o grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estevão.
À mesma hora, à saída da Casa do Vinho, em Valpaços, atuará o rancho da Casa do Povo de Vilarandelo e o de Santa Valha, assim como os Gaiteiros de Lebução.
Em Vila Pouca de Aguiar, à saída do Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues, atuará o rancho folclórico de Raiz do Monte, o Aguavelames e as concertinas de Aduindo Borges.
Esse dia foi inserido no projeto Alto Tâmega ArtFest que é desenvolvido pela CIM Alto Tâmega, resultante de uma candidatura a fundos comunitários.