Domingo, 27 de Novembro de 2022

Dia Mundial da Terra assinalado na EB do Prado

A chuva fez-se de convidada no Dia Mundial da Terra. Ainda assim, os alunos da EB do Prado, em Vila Real, não deixaram de ir para a horta.

-PUB-

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra. Na EB do Prado, em Vila Real, a data foi assinalada com algumas atividades.

Junto ao portão da escola, e depois de os alunos cantarem uma música dedicada ao planeta, foi “inaugurado” o selo da Escola Amiga da Criança, o quarto conquistado pelo estabelecimento.

Seguiu-se uma visita à horta, onde existem coelhos, galinhas, patos e uma estufa. Manuel e Gabriel, de 5 anos, entusiasmados com a nossa presença, contaram-nos um pouco daquilo que costumam fazer. “Cuidamos dos animais, damos-lhe comida e vemos se as galinhas puseram ovos”, explicam.

Ali ao lado, os mais crescidos regam os legumes da estufa e colhem alguns rabanetes.

“Há 15 anos que somos uma eco-escola. Os alunos aprendem muito com estas atividades, no caso do 4º ano, por exemplo, mediram a área da horta para achar o perímetro, numa aula de matemática”, refere Luísa Queirós, coordenadora do program eco-escolas, acrescentando que “no caso dos mais pequenos, é através das atividades que vamos fazendo que lhes explico o conceito de pegada ecológica”.

Para este dia estava ainda prevista a devolução de uma ave à natureza, que esteve em recuperação no hospital veterinário da UTAD, mas a chuva não permitiu fazê-lo.

Fica, no entanto, a mensagem dita a uma só voz pelos alunos, “planeta temos só um”.

Notícia desenvolvida na edição de 28 de abril

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.