Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
©DR

Dia Mundial do Professor assinalado com várias atividades

O Dia Mundial do Professor foi criado pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população.

-PUB-

O Sindicato dos Professores da Zona Norte / Federação Nacional da Educação vão comemorar o Dia Mundial do Professor com uma série de atividades, das quais se destaca a campanha “Obrigado Professor“. Esta campanha passa pelo hastear da bandeira “obrigado professor”, em Vila Real na escola Secundária de S. Pedro, em Alijó na escola do 1º ciclo em Sanfins do Douro e no Peso da Régua na sede do Agrupamento na Escola D. Araújo Correia.

O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação de uma sociedade, promovendo aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos, tornando-se assim na prática um pilar da sociedade. Os professores lavram os solos da inteligência dos jovens, para que eles se tornem pensadores e sonhadores, transformando assim a escola num local de sonhos.

Neste dia, 5 de outubro, homenageamos professores e educadores, pelo papel central que desempenharam, e continuam a desempenhar, na resposta a esta pandemia, Covid-19, bem como na recuperação da mesma.

Durante a crise que atravessamos, os professores demonstraram, um enorme profissionalismo, demonstrando qualidades de liderança e de inovação, tanto a nível individual como coletivo, para encontrar soluções, aos problemas que surgiam todos os dias, criando novos ambientes de aprendizagem para os alunos, de modo a garantir a continuidade da educação, conseguindo assim que nenhum aluno fosse deixado para trás.

Mas será justo manter estes profissionais numa eterna precariedade numa altura em que a escassez de professores é uma realidade no nosso país? Impõe-se cuidar destes profissionais, proporcionando-lhes uma carreira aliciante, justa e de futuro, de modo a atrair os jovens para esta profissão e fazer com que prevaleçam nas escolas docentes habilitados e altamente capacitados.

Chegou o momento, de se reconhecer o papel dos professores, que contribuem diariamente para garantir que uma geração de estudantes possa pensar num mundo melhor e assim alcançar os seus objetivos.

 

 

 

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.