Esta data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população.
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) e a Federação Nacional da Educação (FNE) saúda todos os professores e reconhece que é imperioso reiterar a importância do papel dos educadores e dos professores na transmissão dos saberes e não se pode ainda deixar de sublinhar o seu contributo essencial para a vida diária de todas as alunas e de todos os alunos, nas múltiplas dimensões que o seu papel educativo assume.
Nem sempre este papel é devidamente reconhecido. A exigência de uma educação pública de qualidade deve constituir uma prioridade nacional para a qual o governo deverá mobilizar os meios essenciais para que ela se concretize e para que ela seja valorizada socialmente.
A realidade é outra, e pouco dignifica os milhares de docentes que todos os dias contribuem para o ensino e a educação das nossas crianças, dos nossos jovens e também dos nossos adultos.
Esta importância dos professores é manifestada em múltiplas oportunidades e todas as pessoas com quem se fala e que tenham frequentado a escola, por mais ou menos tempo, recordam pelo menos um professor que especialmente as marcou.
Mas a verdade é que, por outro lado, tem vindo a sentir-se uma crescente fragilização da imagem social dos professores, o que constitui uma realidade que deve ser combatida.
É por estes motivos que consideramos fundamental que se tomem iniciativas que promovam a imagem social dos professores, de modo a que os bons profissionais se sintam mobilizados na profissão e não a abandonem precocemente e para que os melhores alunos queiram ser professores. É preciso que a profissão seja atrativa.Com a consciência desta realidade, estão aliás a desenvolver-se em alguns países europeus iniciativas neste mesmo sentido.
É neste quadro que o SPZN e a FNE lança a campanha designada "#obrigadoprofessor" que visa dar espaço à manifestação do reconhecimento dos professores no percurso de vida dos portugueses.