Sábado, 21 de Maio de 2022

Diocese afasta padre por suspeitas de abuso sexual de menores

Denúncia partiu da Comissão de Proteção de Menores de Lisboa, onde o caso terá acontecido. Eventuais abusos terão acontecido há mais de 30 anos.

A Diocese de Vila Real afastou um sacerdote de toda a atividade pastoral, após ter recebido uma denúncia de eventuais abusos de menores.

A denúncia foi feita pela Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, onde o caso terá acontecido, há mais de 30 anos.

“O referido sacerdote foi informado desta denúncia e afastado de toda a atividade pastoral. Em cumprimento das orientações em vigor, será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes”, lê-se no comunicado divulgado pela Diocese.

O documento, assinado pelo bispo D. António Augusto Azevedo, refere que “o caso envolverá o padre Manuel José Moura Machado, ordenado em Lisboa em 1985 e incardinado na Diocese de Vila Real em 2011”.

“Neste momento de profunda tristeza invocamos a Deus, misericordioso e justo, para que ampare as possíveis vítimas e os eventuais implicados neste caso”, frisa o bispo.

Entretanto, já foi encontrada uma solução para as paróquias que o sacerdote em causa era responsável. O padre Marco Paulo Monteiro Amaro foi hoje nomeado como administrador das paróquias de Parada de Monteiros, Pensalvos e São Martinho de Bornes, “acumulando com as paróquias que já tinha a seu cuidado”.

A Igreja Católica está investigar internamente este caso.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.