Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
No menu items!

Diocese de Lamego venceu o Festival Nacional da Canção Mensagem

O Grupo de Jovens da Sé, da Diocese de Lamego, venceu a 13ª edição do Festival Nacional da Canção Mensagem, promovido pela Igreja Católica em Portugal, que se realizou no domingo, no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão).

-PUB-

“É um prémio muito importante para nós. Mais do que ganhar, o mais importante foi mesmo termos conseguido juntar jovens e fazer alguma coisa. Conseguimos mostrar a nossa fé, cantar a fé que temos e partilhar com outros jovens”, afirma Denise Pinto, do Grupo de Jovens da Sé.

A jovem da Diocese de Lamego, autora da letra da canção vencedora, refere que esta vitória também dá outra energia na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em agosto de 2023.

“A nossa intenção é termos sempre o máximo de gente possível, vivermos isto em grupo, porque é muito mais intenso e faz muito mais sentido”, acrescentou. 

João Pedro, também do Grupo de Jovens da Sé, é o autor da música e partilha a “emoção muito grande” que é vencer este evento, adiantando que, independentemente do resultado, o “objetivo principal” era “partilhar partituras com outros grupos”, os acordes, para que esta música seja “tocada em outras paróquias e dioceses”. “Lamego vive a fé e a música muito intensamente”, frisa.

O Festival Nacional da Canção Mensagem 2022 teve como tema ‘Levanta-te’, sendo que o pódio ficou completo com as Dioceses de Lisboa e Aveiro, em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Já o ‘Prémio Ser’ foi atribuído ao grupo da Diocese de Coimbra. 

Esta é uma iniciativa promovida pela Igreja Católica em Portugal, de dois em dois anos, numa organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), que este ano contou com a colaboração da Diocese de Aveiro.

Em declarações à Agência Ecclesia, o diretor do DNPJ salientou que o festival da canção tem um pouco da componente de concurso, mas “a grande oportunidade, o grande objetivo, é que o facto de os grupos escreverem uma letra e uma música sirva de evangelização” e que através da música possam transmitir o Evangelho de Jesus Cristo.

Participaram no 13º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem 13 dioceses de Portugal continental, sendo que, por causa da pandemia, a última edição aconteceu em 2019. 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.