Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Diocese de Lamego venceu o Festival Nacional da Canção Mensagem

O Grupo de Jovens da Sé, da Diocese de Lamego, venceu a 13ª edição do Festival Nacional da Canção Mensagem, promovido pela Igreja Católica em Portugal, que se realizou no domingo, no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão).

“É um prémio muito importante para nós. Mais do que ganhar, o mais importante foi mesmo termos conseguido juntar jovens e fazer alguma coisa. Conseguimos mostrar a nossa fé, cantar a fé que temos e partilhar com outros jovens”, afirma Denise Pinto, do Grupo de Jovens da Sé.

A jovem da Diocese de Lamego, autora da letra da canção vencedora, refere que esta vitória também dá outra energia na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em agosto de 2023.

“A nossa intenção é termos sempre o máximo de gente possível, vivermos isto em grupo, porque é muito mais intenso e faz muito mais sentido”, acrescentou. 

João Pedro, também do Grupo de Jovens da Sé, é o autor da música e partilha a “emoção muito grande” que é vencer este evento, adiantando que, independentemente do resultado, o “objetivo principal” era “partilhar partituras com outros grupos”, os acordes, para que esta música seja “tocada em outras paróquias e dioceses”. “Lamego vive a fé e a música muito intensamente”, frisa.

O Festival Nacional da Canção Mensagem 2022 teve como tema ‘Levanta-te’, sendo que o pódio ficou completo com as Dioceses de Lisboa e Aveiro, em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Já o ‘Prémio Ser’ foi atribuído ao grupo da Diocese de Coimbra. 

Esta é uma iniciativa promovida pela Igreja Católica em Portugal, de dois em dois anos, numa organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), que este ano contou com a colaboração da Diocese de Aveiro.

Em declarações à Agência Ecclesia, o diretor do DNPJ salientou que o festival da canção tem um pouco da componente de concurso, mas “a grande oportunidade, o grande objetivo, é que o facto de os grupos escreverem uma letra e uma música sirva de evangelização” e que através da música possam transmitir o Evangelho de Jesus Cristo.

Participaram no 13º Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem 13 dioceses de Portugal continental, sendo que, por causa da pandemia, a última edição aconteceu em 2019. 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.