Apresentada ontem, já depois do fecho desta edição do Nosso Jornal, a seleção nacional conta assim com os padres Iolando Pereira, Marco Amaro, Ivo Coelho e Carlos Rubens, sendo de realçar que constituem a equipa lusa mais três párocos de Viana do Castelo, dois do Porto, dois de Braga e um de Lamego.
Iolando Pereira, já considerado o “Ricardinho” (um dos melhores jogadores da atualidade do campeonato nacional de Futsal) da seleção de sacerdotes, explicou que o objetivo primeiro “é participar” mas reconhece que a equipa vai preparada para “tentar obter o melhor resultado possível”.
“Temos bons jogadores, mas os resultados também dependem muito da sorte”, explicou o jogador da diocese de Vila Real, lembrando que países como a Polónia (seleção com a qual Portugal perdeu a final na edição do ano passado da “Champions Clerum”) ou a Croácia têm equipas também “muito fortes”.
Apesar de ter a seu cargo um total de seis paróquias, nomeadamente Justes (concelho de Vila Real), Vieira de Jales, Alfarela de Jales e Três Minas (Vila Pouca de Aguiar) Vilares (Murça) e Cerva (Ribeira de Pena), o padre Iolando, de 34 anos, explica que tenta “gerir as coisas” de forma a conseguir participar nos treinos da seleção e, uma vez por semana, treinar com um grupo de amigos. “Temos que manter o físico, a competição é muito exigente”, referiu.
A participação na seleção nacional não é novidade para o pároco vila-realense que, em 2007, na III edição da “Champions Clerum” de futsal, realizada na Bósnia, arrecadou mesmo o título de melhor jogador do torneio.
De recordar que, em 2011, o distrito vila-realense foi palco de mais edição da “Clericus Cup”, um torneiro nacional que contou com a participação de equipas de Viana do Castelo, Braga, Viseu, Porto, Funchal, Lisboa, Guarda, Lamego, Évora/Algarve, bem como os Alfa (padres de Braga, Viana do Castelo e dos religiosos vicentinos) e Ómega (padres de Leiria-Fátima, Santarém, Coimbra, Aveiro e Bragança-Miranda), sendo de sublinhar que foi a equipa da diocese anfitriã a grande vencedora da competição.
Na edição do ano passado da “Champions Clerum”, realizada na Polónia, e na qual o padre Iolando não pôde participar por se encontrar lesionado, a seleção de Portugal conseguiu o segundo lugar, perdendo a final com a seleção da Pólonia.


