Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Diogo Cão e Sporting “unidos” na formação

Protocolo foi assinado na Academia Cristiano Ronaldo, onde os dois clubes prometem trabalhar em conjunto para potenciar os jovens que têm qualidade para vingar no mundo competitivo do futebol

A Associação Desportiva e Cultural Escola Diogo Cão assinou um protocolo com o Sporting Clube de Portugal para a promoção do futebol jovem.

A assinatura do compromisso aconteceu no domingo, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde os dois clubes firmaram a união, que pretende ser “profícua para os dois emblemas”.

Marco Magalhães, presidente da Diogo Cão, disse à VTM que já vinham a trabalhar com o Sporting há alguns meses, em várias áreas. “Foi só colocar no papel, uma parceria com um clube que comunga um conjunto de princípios e de valores que nós temos implementado desde a nossa criação há 31 anos”, adiantando que espera que o Sporting “nos ajude a crescer, mas mantendo sempre de base os nossos princípios”.

O mesmo responsável afirmou que o protocolo traz vantagens para as duas partes. “Vamos dar uma extensão geográfica diferente ao Sporting, que nos poderá ajudar, uma vez que é um clube exemplar e de referência ao nível da formação no futebol. Irá transmitir-nos um conjunto de conhecimentos que de outra forma não poderíamos ter acesso, tal como tem acontecido nos últimos meses, ao nível dos treinadores, da nutrição, em diferentes departamentos que se vão cruzando nos dois clubes”.

“Esta parceria permite-nos manter a nossa identidade e as cores da Diogo Cão”
Marco Magalhães
Presidente Diogo Cão

Acrescentou ainda que, ao contrário do que foi proposto pelo FC Porto e SL Benfica, esta parceria “permite-nos manter a identidade, manter o emblema e as cores da Diogo Cão, ao nível da formação”.

Ao contrário do que acontece agora, quando os jogadores saem dos clubes, ainda muito novos, não há o mecanismo de solidariedade para o clube, que está consagrado no regulamento da FIFA. “Por exemplo, temos jogadores nas seleções jovens que passaram pela Diogo Cão, em que não recebemos nenhuma compensação, porque saíram antes dos 12 anos de idade”. No entanto, agora, com este protocolo, temos a esperança que seja diferente, que os atletas, mesmo ligados ao Sporting, vão continuar a fazer a sua formação na Diogo Cão”, explicou Marco Magalhães.

NOVOS TALENTOS

“Quem sabe se não vai sair da Diogo Cão um futuro Cristiano Ronaldo”
Paulo Gomes
Diretor-geral da Academia do Sporting

Paulo Gomes, diretor-geral da Academia do Sporting, refere que o clube pretende “captar os jovens talentos da escola Diogo Cão, que tem uma enorme tradição na região, com mais de 30 anos de atividade, o que nos leva a acreditar que todos os bons jogadores vão estar na nossa alçada e da Diogo Cão. E quem sabe se não vai sair daqui um futuro Cristiano Ronaldo”.

O diretor-geral destacou ainda que esta união com a Diogo Cão “é não só na parte desportiva, mas também na nutrição ou na psicologia, em que temos conseguido consolidar áreas de trabalho que visam o desenvolvimento do jogador e isso para nós é muito importante”.

A ADCE Diogo Cão nasceu há 31 anos, no seio da escola com o desporto escolar, e tem hoje 247 jogadores inscritos na formação, só no futebol, mas tem mais no futsal e no basquetebol.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.