Esta novidade foi avançada, no último fim-de-semana, em Resende, pelo ministro das Obras Públicas e Telecomunicações, Mário Lino, que aproveitou também para lançar já o concurso das Redes de Nova Geração.
O membro do Governo deixou bem claro que não quer um país a duas velocidades. Assim, ao todo, a iniciativa contemplará 44 concelhos em zonas rurais do Norte do país, aumentando para os 140 concelhos abrangidos quando se fala em todo o território nacional, num investimento que ronda os mil milhões de euros.
Para o distrito de Bragança, os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Flor também serão dotados destas redes que se desenvolvem através de fibra óptica e possibilitam os serviços de telecomunicações muito mais rápidos, com velocidades de Internet que poderão variar entre os 40 e os 100 Megabits por segundo.
Mário Lino anunciou ainda que até ao final de 2009 prevê a intercomunicabilidade entre toda a rede pública de hospitais, centros de saúde, instituições públicas de ensino superior e ainda de outras instituições, como museus e bibliotecas.
Para o próximo ano, todas as escolas do ensino básico e secundário e todos os serviços públicos de justiça serão abrangidos pelas Redes de Nova Geração.