Domingo, 1 de Dezembro de 2024
No menu items!

Distrito dotado da Rede de Nova Geração da Banda Larga

São dez os concelhos do distrito de Vila Real que vão ser dotados com comunicações de alta velocidade, nomeadamente, Boticas, Montalegre, Murça, Valpaços, Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

-PUB-

Esta novidade foi avançada, no último fim-de-semana, em Resende, pelo ministro das Obras Públicas e Telecomunicações, Mário Lino, que aproveitou também para lançar já o concurso das Redes de Nova Geração.

O membro do Governo deixou bem claro que não quer um país a duas velocidades. Assim, ao todo, a iniciativa contemplará 44 concelhos em zonas rurais do Norte do país, aumentando para os 140 concelhos abrangidos quando se fala em todo o território nacional, num investimento que ronda os mil milhões de euros.

Para o distrito de Bragança, os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Flor também serão dotados destas redes que se desenvolvem através de fibra óptica e possibilitam os serviços de telecomunicações muito mais rápidos, com velocidades de Internet que poderão variar entre os 40 e os 100 Megabits por segundo.

Mário Lino anunciou ainda que até ao final de 2009 prevê a intercomunicabilidade entre toda a rede pública de hospitais, centros de saúde, instituições públicas de ensino superior e ainda de outras instituições, como museus e bibliotecas.  

Para o próximo ano, todas as escolas do ensino básico e secundário e todos os serviços públicos de justiça serão abrangidos pelas Redes de Nova Geração.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS