No distrito de Viseu, e em final de mandato dos presidentes de câmara, o PSD mantém os munícipios de Armamar e Tarouca, mas o PS vence em Tabuaço. José João Patrício alcançou uma das surpresas da noite eleitoral, recuperando aquela câmara para os socialistas, que tinham apenas liderado entre 2009 e 2013.
O agora presidente eleito realça a vitória, dizendo que é “quase como um ‘25 de Abril’ em Tabuaço”. Na primeira oportunidade após serem conhecidos os resultados eleitorais, José João Patrício acrescenta que é uma enorme alegria depois “de muitos anos de um poder instalado, de gente que tem mais zelado por interesses próprios do que pelos interesses da comunidade”. O vencedor admite que os eleitores querem “um mandato diferente, mais aberto a toda a gente, mais oportunidades para todos”.
Em Armamar, PSD e CDS-PP concorreram separados, terminando com a coligação de 2021. Os sociais-democratas mantêm os três mandatos e a liderança na câmara foi para Márcio Morais. Também com o atual presidente a alcançar o limite de mandatos, José Damião Melo vence a câmara de Tarouca e asssegura a continuação do PSD na liderança, com mais um mandato que nas autárquicas de 2021 (de 3 passa para 4 em 2025, com 60.28% dos votos).
“VONTADE DE MUDAR”
Em Penedono, uma maior participação nestas eleições (69.69% contra 66.89% em 2021) leva o PS à vitória, rompendo com o ciclo do PSD na liderança, com 53.53% dos votos e três mandatos. Reagindo à vitória, Sónia Numão agradece a “todos aqueles que se deslocaram em força às urnas e que manifestaram a vontade de mudar”. Em declarações à VTM, a presidente eleita pretende “valorizar todos os votos daqueles que nos estão a dar a oportunidade e vamos mudar o rumo de Penedono”. Apesar de ter “noção que, efetivamente, podíamos desta vez ganhar”, Sónia Numão admite que “não estava a contar com uma maioria absoluta, mas esta foi a vontade do povo”.
Os socialistas mantiveram, ainda, o município de Moimenta da Beira, conseguindo um aumento no resultado. Em 2021 tinham conseguido 54.58% dos votos com quatro mandatos, vencem nestas eleições com 63.13% e cinco mandatos.
Após a vitória em Lamego em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conseguiu alargar a vantagem para o PS, com 51.22% dos votos e mantendo a repartição do número de mandatos entre as duas candidaturas. O Chega consolida a posição de terceira força política nas autárquicas, conseguindo melhor resultado do que em 2021, apesar de ainda longe dos adversários políticos.
VITÓRIA EXPRESSIVA
Em São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro mantém a liderança da câmara, mas desta vez concorreu pelo PSD, quando em 2021 apresentou-se como independente. Desta forma, o PSD alcança uma vitória estrondosa, com 75.88% dos votos e recupera os cinco mandatos para o partido. O PS foi a segunda força política mais votada com 10.61% de votos.
Manuel Cordeiro, em declarações à VTM, destaca a importância do resultado. “Tinha confiança pelo trabalho que foi realizado nos últimos oito anos, estava convencido que a vitória ia ser grande, mas não esperava que fosse tão expressiva”, esclarece o presidente reeleito, acrescentando que “perceber que as pessoas viram o trabalho feito e confiam em mim, também me dá ainda mais responsabilidade”.
O PSD alcança nova vitória esmagadora em Sernancelhe, mantendo os cinco mandatos de 2021 e 78.47% dos votos, ao mesmo tempo que o Chega bate o PS no segundo lugar dos partidos mais votados, com 8.83% da votação.
No distrito da Guarda, e sendo um dos 19 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Douro, o PSD e PS mantêm a relação de forças dentro da câmara de Vila Nova de Foz Côa, com pequenas variações na votação entre os dois partidos. Vence o PSD de Pedro Duarte com 54,36% e três mandatos contra os 37,87% e dois mandatos do PS.
Desta forma, continua a tendência de estabilização do PSD naquele concelho.[/block]



