O objetivo é destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.
A enóloga Joana Pinhão, uma das faces da nova geração de enólogos que alia a ciência ao conhecimento das tradições durienses em vias de esquecimento, foi a distinguida na categoria Enologia.
A distinção “Douro + Sustentável” Viticultura foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira pelos projetos científicos pioneiros de identificação e conservação das castas.
Em comunicado, a ADVID congratula-se com este reconhecimento, por parte do IVDP, e partilha-o com todos os seus associados, que “são parte importante do caminho que tem sido feito, na preservação do património genético das nossas castas e na sustentabilidade do setor vitivinícola”.
No campo do Enoturismo, a Quinta da Casa Amarela foi premiada pelo seu caso de sucesso de divulgação do território através da oferta turística, mantendo a raiz acolhedora de uma casa duriense, partilhando a sua história e promovendo o património.
A categoria de Revelação distinguiu a Paulo Coutinho Wine, pela construção de uma nova marca inovadora, destacando-se como proposta valorizadora da RDD e dos seus produtos.
A entrega das distinções “Douro + Sustentável”, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), visam destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia, que pela sua inovação assumem um papel fundamental enriquecimento e promoção do património vinícola do Douro Vinhateiro.
O almoço ficou também marcado pelo concerto online de Miguel Araújo, nas redes sociais do IVDP, que criou uma prova especial da sua música, com um concerto intimista para assinalar o dia.



