Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
©IVDP

“Douro + Sustentável” distingue projetos de sucesso

O Hotel Six Senses Douro Valley em Lamego, foi o palco escolhido para o encerramento das comemorações dos 265 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), através de um almoço vínico onde foram atribuídas as distinções “Douro + Sustentável”.

-PUB-

O objetivo é destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

A enóloga Joana Pinhão, uma das faces da nova geração de enólogos que alia a ciência ao conhecimento das tradições durienses em vias de esquecimento, foi a distinguida na categoria Enologia.

A distinção “Douro + Sustentável” Viticultura foi partilhada entre a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira pelos projetos científicos pioneiros de identificação e conservação das castas.

Em comunicado, a ADVID congratula-se com este reconhecimento, por parte do IVDP, e partilha-o com todos os seus associados, que “são parte importante do caminho que tem sido feito, na preservação do património genético das nossas castas e na sustentabilidade do setor vitivinícola”.

No campo do Enoturismo, a Quinta da Casa Amarela foi premiada pelo seu caso de sucesso de divulgação do território através da oferta turística, mantendo a raiz acolhedora de uma casa duriense, partilhando a sua história e promovendo o património.

A categoria de Revelação distinguiu a Paulo Coutinho Wine, pela construção de uma nova marca inovadora, destacando-se como proposta valorizadora da RDD e dos seus produtos.

A entrega das distinções “Douro + Sustentável”, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), visam destacar projetos de sucesso nas áreas do enoturismo, da vitivinicultura e da enologia, que pela sua inovação assumem um papel fundamental enriquecimento e promoção do património vinícola do Douro Vinhateiro.

O almoço ficou também marcado pelo concerto online de Miguel Araújo, nas redes sociais do IVDP, que criou uma prova especial da sua música, com um concerto intimista para assinalar o dia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.