O presidente da Junta de Freguesia de Souto Maior, António Garcia, deu o sinal de partida para a caminhada, começando por dar as boas-vindas a todos os participantes, a quem desejou uma “ótima noite de convívio e de animação”.
A caminhada, que arrancou ao som do Grupo de Bombos Zés Pereiras de Sabrosa, contemplou um percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Teve inicío no Parque de Lazer de Nossa Senhora de Fátima, seguindo-se a entrada numa das antigas minas de volfrâmio, o que se tornou “memorável pelo ambiente envolvente”, explicou a organização em comunicado.
Sempre acompanhados pelas lanternas, à chegada ao miradouro da Fonte dos Mouros, com 812 metros de altitude, todos foram recebidos com música tradicional, à qual se seguiu uma queimada e esconjuro, que todos puderam provar.
Após este momento, o caminho fez-se em direção à sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior, onde os esperava um lanche convívio, com animação musical pelo arista Georges Canário, que se prolongou pela madrugada.
Este evento foi organizado pela Junta de Freguesia de Souto Maior, em parceria com a câmara municipal, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior, e o apoio da Associação Sabrosa Douro XXI.