Duas famílias viram as suas casas serem reabilitadas no âmbito do Programa 1º Direito, naquela freguesia do concelho de Peso da Régua. Ambas as intervenções foram financiadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.
No âmbito da implementação da sua Estratégia Local de Habitação (ELH), o Município de Peso da Régua identificou as necessidades habitacionais, junto da população mais carenciada do concelho, por forma a “garantir o acesso a uma habitação digna às famílias”.
Quando as casas têm carências habitacionais e as famílias poucos recursos financeiros, o Município garante “o apoio técnico necessário à instrução de candidaturas individuais de cada agregado, mas também a possibilidade de, em casos específicos, agir em representação do mesmo, enquanto facilitador da execução física e financeira da operação”.
A Câmara do Peso da Régua adiantou ainda que pretende ampliar os objetivos cumpridos até aqui, de acordo com as mudanças sociais e as evoluções no campo da reabilitação e da inserção social.