No ano de 2013, Francisco Rocha iniciou funções, na mesma altura em que se deu a fusão das três ex-freguesias, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis, que passaram, após um longo processo, à designação de Freguesia de Vila Real.
Este foi um dos temas abordados por Francisco Rocha, que considera que “2013 foi o primeiro ano de uma junta que não tinha histórico em termos de congregação de esforços”.
O ex-autarca esclarece que “uma das primeiras coisas que a junta de freguesia fez perante os seus concidadãos foi perceber que União de Freguesias de Vila Real, (Nossa Senhora da Conceição, São Dinis e São Pedro) não tinha absolutamente nada a ver com aquilo que era um nome prático. A primeira medida que tomamos foi exatamente instituir um referendo local no sentido de colocar perante os nossos concidadãos duas alternativas de nome que rapidamente identificassem qual é que era a nossa freguesia. O nome que ganhou foi Vila Real e a partir daí, encetámos, por assim dizer, esse grande caminho de consolidação desse novo ente autárquico”.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar




