Para o Ecomuseu do Barroso – Padre Fontes, na sede de concelho, está agendada para as 14 horas uma sessão subordinada ao tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” que serve como ponto de partida à ação “Compromisso, Gratidão e Futuro”. A iniciativa é organizada em parceria e colaboração com o Centro Social e Paroquial Vilar de Perdizes e tem como objetivo “ouvir, recolher e salvaguardar as memórias e perceções dos anciãos sobre diversas temáticas, entre as quais, debater o papel que os museus e outras instituições culturais podem ou devem desempenhar nas suas vidas”, explica a autarquia em comunicado.
Já na vila de Salto, as comemorações arrancam pelas 15 horas. O Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, em parceria com o CLDS 4G Ser + Barroso, a Junta de Freguesia, os Bombeiros Voluntários e a Associação Borda d’ Água promovem a celebração do Dia Internacional dos Museus através de um conjunto de iniciativas que têm como propósito “reforçar os laços comunitários”. Além de uma visita à exposição “Fios de Luz, uma narrativa serrana” pelos utentes do Lar nossa Sra. do Pranto, segue-se, pelas 15h30, uma oficina de pintura aberta à comunidade, a partir do mote “Natureza e Sustentabilidade”.
A partir das 17 horas, a celebração terá lugar em Salto Antigo, na Praça do Condestável, onde após uma missa ao ar livre, se vai realizar a evocação dos 80 anos da inauguração da estátua de S. Nuno de Santa Maria Álvares Pereira. Além da homenagem aos “Nunos” saltenses nascidos em 1940, a cerimónia inclui ainda a plantação de dois carvalhos na Praça do Condestável.
Ainda inserida na programação do “Dia Internacional dos Museus”, dia 20 de maio, pelas 15h00, o fotógrafo Júlio Marques fará uma visita, pessoal e intimista, à sua exposição “Fios de Luz, uma narrativa serrana”.