Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Em ano de centenário, bispo fala da Sé como “Igreja Mãe”

“No dia 24 de novembro celebra-se o centenário da Dedicação da Sé da Diocese de Vila Real. Na Bula de criação da nova diocese, datada de 20 de abril de 1922, o Papa Pio XI elevava «à dignidade de Catedral a Igreja de São Domingos».

-PUB-

Após a entrada na diocese do seu primeiro Bispo, D. João Evangelista de Lima Vidal, em outubro de 1923, a solene liturgia da Dedicação da Catedral teve lugar a 24 de novembro do ano seguinte. Situada no centro da cidade, foi começada a construir em 1424 e serviu, durante séculos, como Igreja conventual e Igreja Paroquial.

Em todas as dioceses a Sé ou Catedral é a “Igreja Mãe”, a Igreja principal onde se realizam as celebrações de âmbito diocesano, presididas pelo Bispo. Ela é a casa da comunidade diocesana, onde o Bispo, como sucessor dos Apóstolos, preside à Igreja Local, em comunhão com o Papa, sucessor de Pedro. Ela é o lugar da sede (Sé) ou da Cátedra onde o Bispo exercita o seu múnus de ensinar e santificar o Povo de Deus a ele confiado.

Esse mesmo povo, com o Bispo e o clero a ele unido, celebra na Catedral os grandes acontecimentos da vida diocesana: ordenações sacerdotais, instituições em ministérios laicais, solenidades, dia da Padroeira e outras festas. É à Sé que se dirigem também as comunidades em peregrinação, sobretudo em anos jubilares.

A Sé de Vila Real é casa da Igreja, lugar de encontro e sinal de comunhão da diocese; é casa de oração para os crentes, casa de Deus que a todos acolhe. É um lugar sagrado, onde há espaço para o silêncio e para a palavra. Ela representa ainda, para a cidade e para a região, um tesouro artístico, um espaço incomparável de culto e de cultura.

Todos os anos o calendário litúrgico prevê que no dia 24 de novembro, em todas as igrejas da diocese se celebre a Festa da Dedicação da Catedral. Em ano de centenário convido todos os diocesanos a participarem nas celebrações que terão lugar na própria Sé. Serão momentos de ação de graças pelos dons recebidos ao longo destes cem anos, bem como oportunidade para reforçar a consciência de Igreja diocesana e do lugar da “Igreja Mãe” da diocese como casa para todos.

O programa tem como momento alto a eucaristia no domingo, dia 24, às 16H30. O dia anterior será dedicado à oração, começando com as Laudes às 10H00, exposição do Santíssimo Sacramento até às 17H00 com oração de Vésperas. No sábado à noite haverá ainda uma vigília com jovens. Na véspera, dia 23, sexta-feira, à noite haverá um concerto.
Maria, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da diocese, a todos proteja com a sua intercessão materna”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS