Domingo, 27 de Abril de 2025
No menu items!
Levi Leandro
Levi Leandro
Engenheiro. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Em Vila Real e Lisboa, não havia necessidade

Parafraseando o Diácono Remédios, figura criada por Herman José, podemos afirmar sobre as novelas PSD que, “não havia necessidade”.

MONTENEGRO

Em 9 meses, as medidas implementadas pelo Governo melhoraram, claramente, a vida dos portugueses. Fez o que os socialistas em oito anos e meio prometeram, mas não cumpriram, colocou a economia a crescer e a dívida a baixar. Contudo, ao cometer uma imprudência ética, o primeiro-ministro prestou esclarecimentos aos portugueses, de forma tardia e por capítulos, ficando fragilizado. A responsabilidade da irresolução desta situação é dos dois maiores partidos e não havia necessidade…. Montenegro vai ter uma vida difícil, a campanha irá ser de baixo nível. Se perder deve sair, se ganhar, e enquanto Pedro Nuno estiver na liderança do PS, tendo o apoio declarado da imprensa, a Spinumviva, vai ser a empresa mais badalada do país.

CANDIDATA CMVR

Em 7 de julho de 2024, venceu as eleições para a Comissão Política (CP) do PSD, a cerca de 15 meses das eleições autárquicas, não se conhecendo projeto, estratégia e candidato. A 10 de março, a seis meses e meio das eleições, não por unanimidade, foi aprovada na reunião da CP distrital a sua candidatura à CMVR. Andou a brincar aos convites com o intuito de receber um não como resposta, protelando o candidato, para de seguida, com a ajuda dos seus apoiantes, que usaram uma narrativa, “deve ser uma mulher”, auto propor-se. Em mudança de ciclo, onde se espera uma melhoria eleitoral, não tem sabido aproveitar o tempo perdido (o PS já tem as juntas fechadas), nem explorar as debilidades políticas dos socialistas e do seu candidato. Em relação à candidata ser uma mulher, até estou de acordo, e o PSD tem-na e com provas dadas, mas não é esta. E deixaria os socialistas bem mais preocupados.

O 1º COMUNICADO PSD

No dia 14/3, mais de 8 meses após a eleição, a CP do PSD fez sair para a imprensa um comunicado. Foi o seu primeiro momento de oposição pública ao PS, com o assunto: lixeira de Andrães. Estranhei que não tenham pedido apoio ao patrono político desta CP e teria corrido melhor, pelo texto que vi dele, plasmado no jornal on-line da VTM. A resposta dos socialistas não se fez esperar, acusaram-na de impreparada e ignorante, utilizando uma narrativa agressiva, ofensiva e vitimizadora à PS. Nada que não saiba como se faz. Porém, deixo duas questões: o que fez a autarquia de 11/2015 a 3/2024 com os governos PS para resolver o problema da lixeira? O aterro intermunicipal do Vale do Douro Norte (Andrães), é constituído por sete concelhos: Sabrosa, Murça, Alijó, Vila Real, Régua, Santa Marta e Mesão Frio. Havendo uma nova lixeira em que concelho irá ficar? Vila Real?

ALEGADAMENTE

A presidente da CP do PSD, alegadamente auto indicou-se para nº 3 da lista de deputados no distrito, mas alguém a terá alertado que não devia estar em vários lugares ao mesmo tempo, indicou outra senhora. Contudo, o seu motivo principal pode ser não querer perder as eleições no concelho, para o previsível cabeça de lista do PS no distrito, Rui Santos. Em 23/1/24, José Silva (CP do PS) disse que o autarca “assumiu desde sempre que o seu primeiro compromisso seria para com Vila Real e os vila-realenses”, um “compromisso que vai levar até ao fim”. Será verdade?

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

O síndrome dos impostores

Oposição! Precisa-se…?

Balança

Não gosto de brigas, mas não fujo delas

Justiça e Política

Oposição? Presente…

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS