Sábado, 20 de Julho de 2024
No menu items!




Encontro formativo para padres de Vila Real

No dia 7 de junho decorreu, em Vila Real, um encontro de formação pastoral com o clero da diocese.

-PUB-

No dia litúrgico da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, estiveram reunidos muitos padres para refletirem, como tem sido hábito neste dia, sobre temas atuais e importantes da Igreja.

Este ano, o encontro foi orientado por dois membros do Grupo VITA, o grupo de acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, havendo a oportunidade para falar sobre o tema “a violência sexual no contexto da Igreja Católica”, com a ajuda de dois psicólogos.

Os profissionais abordaram o tema na perspetiva da vítima e também na do agressor, ajudando a entender o drama vivido pela vítima e suas consequências, bem como aquilo que pode levar alguém a cometer atos tão graves. Apresentaram também o “Manual de Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adultos Vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”, obra que evoca a importância de conhecer, prevenir e agir.

Após as formações com catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica, o encontro visou ajudar os pastores a tomarem consciência desta problemática delicada e nos cuidados a ter na orientação das comunidades cristãs para que sejam espaços mais seguros para as crianças.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS