No dia litúrgico da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, estiveram reunidos muitos padres para refletirem, como tem sido hábito neste dia, sobre temas atuais e importantes da Igreja.
Este ano, o encontro foi orientado por dois membros do Grupo VITA, o grupo de acompanhamento das situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, havendo a oportunidade para falar sobre o tema “a violência sexual no contexto da Igreja Católica”, com a ajuda de dois psicólogos.
Os profissionais abordaram o tema na perspetiva da vítima e também na do agressor, ajudando a entender o drama vivido pela vítima e suas consequências, bem como aquilo que pode levar alguém a cometer atos tão graves. Apresentaram também o “Manual de Prevenção da Violência Sexual contra Crianças e Adultos Vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”, obra que evoca a importância de conhecer, prevenir e agir.
Após as formações com catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica, o encontro visou ajudar os pastores a tomarem consciência desta problemática delicada e nos cuidados a ter na orientação das comunidades cristãs para que sejam espaços mais seguros para as crianças.