Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Entrudo de Lazarim sai à rua a partir de amanhã

Este ano, um dos Entrudos mais genuínos do país volta a andar à solta pelas ruas de Lazarim, em Lamego, para recriar um ambiente de folia sem igual.

-PUB-

O momento mais alto dos festejos da Terça-Feira Gorda é a leitura pública dos testamentos da “comadre” e do “compadre”. Como é tradição, logo a seguir manda-se queimar os bonecos de pano, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.

Marcadas por expressões carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões, as genuínas máscaras de Lazarim prometem surpreender os visitantes entre os próximos dias 18 e 21 de fevereiro.
Organizado pela Junta de Freguesia de Lazarim e pelo Município de Lamego, consulte o programa de eventos que continuará a manter viva esta tradição.

PROGRAMA

Dia 18 – Sábado
9h00: Gancho ao Javali

15h00: Encontro de Artesãos (CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica)
18h00: Abertura com animação de rua/ Caretos à solta

Dia 19 – Domingo

15h00: Desfile de Carnaval (Grupo de Caretos de Lazarim, Grupo de Caretos Convidados – Salsas, Grijó Mogadouro -, Grupos Tradicionais de Lazarim e Grupos de Bombos/ Gaiteiros)
19h00: Queima do Burro Velho

Dia 20 – Segunda-Feira

9h00: Raid Fotográfico (Inscrição obrigatória)
15h00: Visita aos artesãos de máscaras/ fardas (Ponto de Encontro: CIMI) e Caretos à solta

Dia 21 – Terça-Feira

15h00: Dia dos Caretos de Lazarim (saída dos novos Caretos pelas ruas)

15h30: Leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre

16h00: Cortejo dos Caretos pelas ruas, acompanhados pelo Grupo de Bombos de Lazarim

17h00: Queima do Compadre e da Comadre

17h30: Concurso de Máscaras e Fardas

18h30: Feijoada e Caldo de Farinha

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS