Segundo o ranking do Jornal de Notícias, com uma média de 12,95 valores, a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, lidera o ranking das escolas secundárias de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, seguida pela Escola Básica e Secundária Fernão Magalhães, também de Chaves, que obteve um ranking de 12,86 valores de média. A nível nacional, a primeira ocupa 78º lugar, enquanto a segunda está em 93º lugar.
Em terceiro lugar surge a Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar – Sul, com uma média de 12,57 valores, ocupando o 123º lugar a nível nacional.
Em quarto vem a Escola Secundária de Valpaços, com uma média de 12,54 valores, 127º lugar nas escolas nacionais, fechando os primeiros lugares, a Escola Camilo Castelo Branco, com 12,46 de média e 136º lugar no ranking nacional.
A nível do 3º ciclo, a Escola Secundária de São Pedro lidera com 61,73%, ficando em 153º lugar no ranking nacional. Segue-se a Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar (Sul) e fecha o pódio a Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães, em Chaves.
Já noutros rankings, como do jornal Público e SIC, que usam diferentes critérios, a Escola Básica e Secundária Fernão de Magalhães é a mais bem posicionada do distrito. No ranking do Público o antigo Liceu de Chaves aparece em 59º lugar da tabela, com média de 13,11 no secundário, e é mesmo a 11ª escola pública com melhores resultados a nível nacional. Neste ranking segue-se a Escola Secundária Dr. Júlio Martins, com média de 12,63 e no 97º lugar. A terceira escola com melhor média nos exames é a de Ribeira de Pena, com média de 12,44. Surge depois as Escolas Secundárias de Valpaços (12,23), de Vila Pouca de Aguiar (12,05), de São Pedro (11,93) e Camilo Castelo Branco (11,83).
DISTRITO DE BRGANÇA
No distrito de Bragança, lidera a Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, de Torre de Moncorvo, com uma média de 12,39, ocupando 140º lugar. Em segundo surge Escola Secundária Abade de Baçal, do concelho de Bragança, com 144º lugar a nível nacional. Segue-se em terceiro Escola Básica e Secundária do Mogadouro, com 12,29 valores, ficando em 161º lugar.
Em quarto lugar surge a Escola Básica e Secundária D. Afonso III, em Vinhais, ficando em quinto a Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança. De realçar que todas escolas são públicas.
No 3º ciclo, lidera no distrito a Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança, em segundo a Escola Básica de Vimioso e em terceiro a Escola Básica e Secundária Miguel Torga, de Bragança.
Pode consultar o ranking em:
https://www.jn.pt/2198412835/ranking-2024-em-que-lugar-ficou-a-sua-escola/
CRITÉRIOS DO RANKING DO JN:
1. O ranking das escolas tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos do Ensino Secundário que pretendiam aceder ao Ensino Superior.
2. O JN definiu como critério base para elaboração do ranking das escolas secundárias a nota das dez disciplinas com o maior número de exames: Português, Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geografia A, Geometria Descritiva A, Filosofia, Economia A, Inglês e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
3. Médias de exame: a classificação é obtida a partir da média das notas de exame às dez disciplinas escolhidas, independentemente do número de alunos.
4. Só são consideradas para o ranking geral as escolas onde foram realizados pelo menos dez exames. O mesmo acontece no ranking de cada disciplina.
5. O ranking do 3.º ciclo é obtido através da média das classificações por pontos (0 a 100) dos alunos internos do ensino regular na primeira fase das provas de Português e Matemática.