Em comunicado, a autarquia explica que se trata de uma iniciativa que “surge da estreita articulação do pelouro da educação com as escolas do concelho, numa lógica de dar resposta à necessidade de criação de mais e melhores recursos para uma mobilidade suave, que tenha por base a educação para uma vida mais ativa das crianças e dos jovens”.
Simultaneamente, como referiu o Vereador Alexandre Favaios, pretende-se promover “uma mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente e informada face às problemáticas ambientais atuais”.
A mobilidade suave é um dos principais temas em debate no âmbito das cidades inteligentes e o pilar do desenvolvimento sustentável dos centros urbanos. O município de Vila Real sublinha que “tem desenvolvido um intenso trabalho nesta área, nomeadamente, no reforço da rede ciclável, pelo que esta iniciativa incentiva os alunos a optarem por formas de deslocação mais saudáveis e sustentáveis”.