Os municípios de Boticas, de Montalegre e de Vila Pouca de Aguiar decidiram que os agrupamentos escolares não iriam abrir esta quarta-feira, em virtude das condições meteorológicas adversas com acumulação de neve e formação de gelo durante a noite.
Os responsáveis da Proteção Civil Municipal dos três concelhos consideraram que não existiam condições para a circulação em segurança dos transportes escolares.
Em Boticas, a câmara informou que hoje não se realizam transportes escolares para o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, por não estarem “reunidas as condições de segurança exigíveis para a normal circulação dos autocarros”. O Município garante ainda estar “a acompanhar em permanência a evolução das condições atmosféricas adversas, procurando o mais rapidamente possível repor a normalidade da circulação nas estradas e garantir a segurança e mobilidade dos munícipes”.
No caso de Montalegre, as condições meteorológicas que ditaram a acumulação de neve e formação de gelo devido às baixas temperaturas, considerou que não estavam reunidas “as condições de segurança para a normal circulação de autocarros”, não se realizando o transporte escolar para os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, quer em Montalegre, como os estabelecimentos de ensino de Salto, Venda Nova e Cabril. Também os transportes para a Cercimont não se realizaram esta quarta-feira. “As corporações de bombeiros, bem como as equipas camarárias, estão no terreno para, o mais rapidamente possível, repor as condições de segurança para a normal circulação nas vias, assegurando a mobilidade de todos”.
Em Vila Pouca de Aguiar, a totalidade dos espaços escolares do Agrupamento do concelho, quer na sede de concelho, quer em Pedras Salgadas, estão encerrados por causa da neve, por “não existirem condições para a circulação em segurança de transportes escolares”, informou a câmara municipal. A Proteção Civil Municipal está, em conjunto com as entidades responsáveis, “a repor a normalidade das condições de circulação nas estradas do concelho”, que estão “transitáveis apesar de bastante condicionadas”.
Em vários pontos do distrito, há limpa neves e outros meios a limpar as vias e a espalhar sal. Uma das situações a ser resolvida é no alto da Samardã, Vila Real. Segundo a Proteção Civil não há nesta altura estradas cortadas, mas aconselha-se prudência aos condutores.