Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Escolas fechadas devido à greve de funcionários

Greve de pessoal não docente impediu escolas do concelho de abrir

-PUB-

Esta manhã, os alunos das escolas de Vila Pouca de Aguiar e de Pedras Salgadas tiveram de voltar para casa já que a greve dos auxiliares de ação educativa levou ao encerramento das escolas do agrupamento.

José Manel Rosa, aluno do 12.º ano, contou à VTM que “não estava à espera que a escola estivesse fechada”. “Só quando chegámos aqui é que vimos que o portão estava fechado e aí deram-nos informação que não ia haver aulas”, explica, dizendo que já ontem de manhã a sua turma também não teve aulas porque havia professores a fazer greve.

Apesar de no seu caso ter aproveitado para ir ao ginásio e não precisar que os pais o fossem buscar à escola, destaca que no caso de alguns colegas os inconvenientes com a greve sejam maiores. “Há casos de pessoas que são de aldeias mais distantes e vieram de propósito” e outros alunos mais novos que os pais têm de arranjar alternativa para este dia sem aulas. A direção confirmou que todos os alunos das aldeias foram prontamente transportados de regresso para casa.

Mesmo compreendendo os motivos da greve, está preocupado por perder muitas aulas. “Como temos exames, estamos a perder muitas aulas e tempo de matéria que podíamos estar a dar”, lamenta.

Houve ainda escolas que encerraram em Vila Real e Alijó.

Esta greve, que vigorou ontem e hoje, foi convocada pelo STOP – Sindicato de todos os Profissionais de Educação, como forma de protestar contra a imposição de serviços mínimos nas escolas a partir de amanhã, 1 de fevereiro, para garantir as refeições nas escolas e o apoio aos alunos com necessidades especiais.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS