Durante a tarde de ontem, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e com a autarquia flaviense, por precaução, um grupo com cerca de 80 escoteiros que se encontrava em atividade no Parque de Lazer do Açude do Rio Tâmega foi transferido, temporariamente, para a Escola EB 2,3 Nadir Afonso.
Segundo explicou António Augusto Rodrigues, Escoteiro-Chefe do Grupo de Escoteiros 259 de Chaves e, também, “elo de ligação da Proteção Civil a nível local”, em declarações à VTM, “trata-se de dois grupos de escoteiros de Sevilha que estavam acampados no Açude onde nós temos a nossa sede. Chegaram ontem a campo e já vinham a caminho quando foi dado o alerta de incêndio. Sabiam que havia certas contingências mas, ainda assim, não quiseram cancelar a atividade”.
Ontem à tarde, “tinham acabado de pousar o material e montado meia dúzia de tendas quando, por precaução, a Proteção Civil deu o alerta, uma vez que estariam a menos de cinco quilómetros de uma zona de incêndio”, uma frente ativa na zona de Vila Meã. Porém, garante, “nunca estiveram em risco. A evacuação tratou-se de uma medida preventiva, apenas”.
“Para o fogo chegar ali teria que atravessar a aldeia toda de Vila Meã, a autoestrada (A24) e o rio. Ainda assim, por precaução, o grupo, com cerca de 80 crianças e jovens, menores de idade, foi retirado” do Parque, sendo que a evacuação decorreu “com bastante tranquilidade. Enquanto escoteiros, estão a habituados a lidar com imprevistos, ainda para mais quando estão em campo”.
“Primeiramente foram transportados até às Caldas e, entretanto, o município acabou por facultar as instalações da Escola Nadir Afonso, onde acabaram por passar a noite”, explicou António Rodrigues.
A atividade que, hoje, regressou ao ponto de partida, ao Parque de Lazer do Açude do Rio Tâmega, “é organizada pelos Grupos de Escoteiros de Sevilha. Contactaram vários locais, vieram a Chaves já há cerca de um mês e acabaram por escolher o nosso sítio. Acharam que tínhamos condições e que é um sítio aprazível”, onde “também iremos fazer algumas atividades com eles” concluiu o responsável.