Sábado, 18 de Janeiro de 2025
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“Espaço do Cidadão” implementado em 14 concelhos de Trás-os-Montes

De um total de 103 Lojas dos CTT que acolhem este serviço em todo o país, 14 são nos distritos de Vila Real e Bragança. Até o final de 2016 a rede contará com um total de 300 balcões

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Entraram em funcionamento, no dia 11, os Espaços do Cidadão das lojas dos CTT de nove concelhos do distrito de Bragança e de cinco do distrito de Vila Real, um conjunto de novos balcões de atendimento onde os transmontanos podem encontrar serviços de 11 entidades públicas.

Vila Real, Mondim de Basto, Murça, Peso da Régua, Alijó, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vinhais e Alfândega da Fé são os concelhos onde foram instalados o novo serviço.

De recordar que as duas capitais de distrito, Vila Real e Bragança, entraram na fase piloto do projeto, ou seja, viram ser instalado o seu respetivo Espaço do Cidadão já em junho do ano passado.

Em comunicado, o CTT explica que a rede crescerá “até 200 balcões antes do final deste ano e até 300 durante 2016”. “Acreditamos que esta funcionalidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços do Estado, uma vez que nenhuma outra rede de serviços como a dos Correios é tão próxima, extensa e reticular, com uma grande densidade em todo o território”, explica a mesma fonte.

A instalação dos Espaços do Cidadão decorre do protoloco assinado entre os CTT e a Agência para a Modernização Administrativa e o objetivo é concentrar num só balcão 11 serviços distintos, através da facilitação do acesso às plataformas do Estado de várias instituições (ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Portal do Cidadão, Direção-Geral do Consumidor, SEF, IMT, ACT, Inspeção Geral das Atividades Culturais, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

“Entre esses serviços contam-se, a título de exemplo, os pedidos de renovação de carta de condução, a requisição de certidões, os pedidos de alteração de morada do cartão do cidadão, a marcação de renovação de autorização de residência para cidadãos estrangeiros, a submissão de candidaturas ao Porta 65 ou o envio de documentos para a ADSE”.

Os balcões estão devidamente assinalados e os funcionários receberam formação especializada para garantir o atendimento.

De norte a sul do país os Correios operam numa rede de 2.317 lojas, das quais 623 próprias, a que se juntam mais de 3.886 agentes Payshop.

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