Mais um aniversário sobre o nascimento de Miguel Torga, mais uma comemoração que não passou em branco na vila que viu nascer o poeta transmontano, com um grupo de cerca de 20 pessoas a encontrar-se, no Largo do Eiró, para mais uma caminhada (“Pelos Trilhos de Miguel Torga”). A data serviu, ainda, para a reafirmação de que o Espaço dedicado à vida e obra do autor está cada vez mais próximo da realidade.
No dia em que se comemorou mais um aniversário sobre o nascimento do escritor Miguel Torga, dia 12, a autarquia de Sabrosa reafirmou que “se tudo correr dentro da normalidade, até ao final do ano o Espaço Torga deverá estar em obra”.
À margem das comemorações do 101.º aniversário do nascimento do escritor transmontano, José Marques, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, não avançou o número de propostas já apresentadas, no âmbito do concurso público para a construção do Espaço Torga, mas garantiu que, no próximo mês de Setembro, o projecto, orçado em quase 2,5 milhões de euros, será candidatado aos apoios do novo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), isso para além de já ter sido dada a garantia, pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, do apoio directo do Governo, através do Plano de Investimentos e Despesas para Desenvolvimento da Administração Central. Numa recente visita àquele Município transmontano, José Sócrates considerou mesmo que a criação do Centro de Estudos dedicado a Torga é “tão ou mais importante que a construção de uma estrada”.
Quanto às comemorações do centenário do nascimento do autor que decorreram durante todo o ano passado, numa vasta panóplia de actividades, realizadas ao nível do concelho, da região e do país, José Marques acredita que foi cumprido o objectivo de aproximar a população da obra e da vida de Miguel Torga.
“Hoje, as pessoas lêem mais a obra de Torga, têm mais curiosidade sobre a sua vida e um interesse acrescido sobre a sua região”, explicou o autarca sabrosense, garantindo que as comemorações tiveram impacto também, no número de turistas que visitam o concelho, sobretudo a freguesia de São Martinho D’Anta, onde, de resto, será construído o Espaço Torga.
“Com a criação deste espaço, será possível oferecer melhores condições aos cerca de dez mil turistas que, anualmente, visitam São Martinho e estreitar a ligação entre a literatura e os locais torguianos”, sublinhou David Carvalho, Director da Companhia de Teatro Filandorra e um dos membros do Círculo Cultural Miguel Torga, entidade que foi responsável pelo programa comemorativo do 101.º aniversário.
O dia começou, como não podia deixar de ser, tendo como cenário o Largo do Eiró, de onde um grupo de cerca de duas dezenas de pessoas partiu, para uma visita a vários pontos de interesse da vila e, depois para um percurso pedestre torguiano.
A visita à quinta do Portal, com uma prova de vinhos e um almoço de convívio, completou as comemorações.
Assunção Morais, vogal do Círculo Cultural, explicou que, com a comemoração da última Terça-feira, a associação fechou um ciclo, já que, dentro em breve, decorrerão as eleições para a nomeação da Direcção daquele organismo.
Maria Meireles






