Trata-se de um verdadeiro estendal, com fio, molas e roupa. A diferença é que este estendal, “Poético”, não teve roupa a secar, mas sim poesia no ar. O desafio foi lançado a todas as turmas do 2.º ciclo que participaram com um poeta/escritor, desenhando peças de vestuário em cartolina, nas quais escreveram os poemas pesquisados e selecionados. Seguidamente, decoraram cada peça de roupa dando asas à sua imaginação e criatividade.
Ao longo dos corredores exteriores da escola, foram estendidas “as peças de roupa poéticas”, o que resultou num maravilhoso arco-íris que invocou a primavera.
Da exposição fazia parte um painel, onde os alunos puderam deixar uma frase sobre o que é para eles a poesia, dando-lhes a possibilidade da livre criação de ideias, através das palavras, da imaginação e da inovação.
Esta atividade teve como objetivo “sensibilizar os alunos para a leitura e escrita da poesia, desenvolvendo a autonomia e a reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada aluno”.