Na quinta-feira, a Eurocidade Chaves-Verín (AECT) apresentou, na Casa da Cultura de Verín, o Festival Fontes Sonoras. O objetivo é que “possa ser um atrativo cultural e turístico para o território e proporcionar, à população de Chaves e Verín, um evento cultural e artístico comum”.
Em declarações à VTM, Nídia da Cunha, técnica de Comunicação da Eurocidade, falou sobre a intenção de se “criar um espaço cultural comum e aproximar as populações”, revelando que esta será a primeira edição do festival. “Esperamos que seja a primeira de muitas edições”, vincou.
Conchi da Silva, responsável pela organização do festival, confirmou a presença de poetas galegos e portugueses e um narrador fluente nas duas línguas, que vai “recitar e ler” para miúdos e graúdos. Quanto aos locais onde vão decorrer as iniciativas, Conchi dá conta que “em Verín será na biblioteca municipal, na Casa da Cultura e na igreja Santa Maria Maior”. Já em Chaves, “será na biblioteca municipal, nos Museu Romano das Termas e na Igreja da Misericórdia”.
Também Samanta Barreira, vereadora da Cultura do concelho de Verín, em declarações aos jornalistas, realçou que a cultura é “fundamental” e espera que “venha gente de Chaves a Verín” e vice-versa, porque este festival “é um motivo de orgulho” para ambas as localidades.
O festival contará com a presença de diferentes personalidades galegas e portuguesas tais como o narrador Xavier Frías Conde, a poeta Chus Pato, vencedora do Prémio Nacional de Poesia 2024 em Espanha, Jorge Melícias, poeta e tradutor português, e o grupo de música Cantar Poesia.
Os diferentes eventos que constituem o festival vão decorrer em diferentes espaços tanto de Chaves como de Verín. A entrada é livre.



