“Superar pela nossa terra” é o nome do concurso que oferece aos vencedores uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. O objetivo é promover a partilha de experiências, sensações e reflexões.
Os tempos mudaram nos dois últimos meses e as pessoas foram obrigadas a mudar também o seu estilo de vida, reinventando-se para permanecer em casa. Estimular a criatividade é uma ajuda para todos os que se encontram em isolamento social superarem os dias impostos pela pandemia do coronavírus.
O eurodeputado José Manuel Fernandes justifica, desta forma, a iniciativa de lançar o concurso, assente sempre numa dinâmica digital, para que os portugueses mostrem a sua veia artística, em tempos de pandemia.
Designado “Superar pela nossa terra”, o concurso pretende estimular a criatividade dos portugueses, no humor, na literatura e na música, partilhando as suas experiências ou reflexões sobre o confinamento e a crise do Covid-19.
Os concorrentes devem postar os seus vídeos ou escritos nas respetivas páginas pessoais do Facebook, com a hashtag #superarpelanossaterra e #ficaemcasa. Depois, devem submeter a respetiva candidatura, através do e-mail superarpelanossaterra@gmail.com, até 31 de maio.
Nos vídeos de humor e de música, os vencedores são determinados pelo número de “Gostos” do trabalho partilhado. Na vertente literária (com textos narrativos ou poéticos), a decisão competirá a um júri, formado por três pessoas ligadas às áreas temáticas do concurso. A este júri caberá ainda avaliar o cumprimento do regulamento e dos critérios de participação.
Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho de 2020, na página da internet do eurodeputado: www.josemanuelfernandes.eu, onde pode também ser consultado o regulamento.
Criatividade e originalidade são os critérios base de participação. Uma visita ao Parlamento Europeu para duas pessoas, com viagens e estadia pagas é o prémio oferecido aos vencedores de cada categoria.
Há total liberdade criativa para mostrar em vídeo como rir é a melhor forma de ultrapassar este momento, ou para expressar em músicas ou textos literários originais o tempo excecional que todos atravessamos.
Os psicólogos têm afirmado que o humor é uma estratégia positiva para que as pessoas falem daquilo que estão a sentir ou para ultrapassarem alguma angústia vivida com a atual situação.