Resultado da criatividade individual e coletiva desenvolvida no âmbito das diferentes aprendizagens inseridas no projeto “Cultura para Todos”, a exposição final do mesmo reúne, no Centro Cultural de Chaves, mais de quatro centenas de trabalhos inéditos, inseridos nos diferentes ateliês promovidos ao longo dos últimos 12 meses, com especial destaque para as áreas da música, escrita, teatro, artesanato, dança e artes manuais.
Na sessão de abertura da mostra, que decorreu na sexta-feira, Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, fez um balanço positivo da iniciativa. “Este foi claramente um projeto bem conseguido porque atingiu os objetivos, interagiu com as pessoas, estimulou a sua criatividade, ajudando-as a construir cultura inclusiva”.
Ao mesmo tempo, tratou-se de “um projeto excecional de pessoas para pessoas singulares, numa expressão do que foi um trabalho de afetos, de envolvência, de integração e de partilha que se encontra patente neste espaço expositivo e que resultou num projeto de felicidade para os participantes”, frisou o autarca.
O “Cultura para Todos – A Criatividade Eleva o Espírito, Agita outros Mundos”, é um projeto do município de Chaves, financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia ‐ Fundo Social Europeu.
Através da promoção da cultura, entre julho de 2021 e julho de 2022, procurou “alcançar a anulação de estereótipos sociais relacionados com o perfil dos protagonistas da criação artística”, tendo como principais objetivos “a promoção, aquisição e desenvolvimento de competências básicas profissionais, sociais e pessoais, junto de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos, através de dinamização de práticas artísticas e culturais diversificadas”, explicou o município.
A exposição final do projeto está patente ao público na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves até ao dia 31 de agosto, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h30. A entrada é gratuita.