Vila RealFAN começa no sábado com Ópera e Gospel

FAN começa no sábado com Ópera e Gospel

Mais uma vez sob o lema “Música séria para gente divertida”, o FAN vai “proporcionar um acesso descontraído à música erudita, descentralizar geograficamente a oferta de espetáculos e dinamizar espaços de interesse histórico, arquitetónico e cultural”. Com o início marcado para o próximo sábado, a novidade deste ano vai para a escolha também do Santuário de Panóias como palco de alguns espetáculos.

A partir do dia quatro e até ao final do mês, os Teatros de Vila Real e Bragança dão as boas- -vindas ao novo ano com mais uma edição do Festival de Ano Novo, uma organização que propõe à população 38 espetáculos que terão como palcos espaços de interesse histórico, arquitetónico e cultural.

Na sua oitava edição, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, o Festival não começa logo no primeiro dia do ano, mas sim no dia quatro, altura em que os “Gospel Colective” e os “Opera per Tutti” vão atuar nos auditórios dos Teatros de Bragança (15h00) e Vila Real (16h00), respetivamente.

No entanto, tendo em conta o objetivo de descentralizar os concertos assumido desde a sua primeira edição, o FAN vai também levar a música clássica além das portas das duas casas de espetáculos transmontanas, sendo a novidade desde ano a realização de um concerto do quarteto “Assai” no Santuário de Panóias, um Monumento Nacional desde 1910, localizado em Vila Real.

“Além dos concertos em auditório para o público em geral, serão apresentados espetáculos para públicos escolares ou infantis” os chamados “Concertinhos”, atividades com “intenção lúdico-pedagógica”, adiantou a organização do festival.

Mais, a música vai também sair das quatro paredes dos dois teatros transmontanos graças à realização da rubrica “Café Vienense”, através da qual serão realizados, “em simultâneo, concertos em quatro cafés do centro histórico de Vila Real, nas manhãs dos últimos três sábados de janeiro”.

De sublinhar ainda o espetáculo dos espanhóis “Lulavai” que, além de subir ao palco do Teatro da capital de distrito vila-realense (dia 10), vão ainda dar um espetáculo na biblioteca municipal Dr. Júlio Teixeira.

A programação complementar do FAN inclui ainda a peça de teatro musical “A revolução dos que não sabem dizer nós”, uma co-produção ACE/Teatro do Bolhão + 1.ª Avenida, e o programa de Anne Teresa De Keersmaeker, pela Companhia Nacional de Bailado, com música de Debussy, Beethoven e Schoenberg.

Da programação da oitava edição do festival, destaca-se ainda a presença de dois pianistas britânicos Steven Worbey e Kevin Farrell, que “combinam música com humor”. “Já tocaram com as maiores orquestras sinfónicas internacionais, têm mais de um milhão de visitas no Youtube e deliciaram públicos um pouco por todo o mundo”, adiantou a organização sobre o espetáculo marcado para os dias 17 (para escolas) e 18, em Vila Real.

Nos dias 8, 9 e 10, o Photomaton será apresentado no Teatro de Bragança, que vai ainda receber, no dia 24, a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.

Organizado pelos Teatros de Vila Real e Bragança, o FAN conta com um orçamento idêntico à edição do ano passado, um valor que ronda os 40 mil euros.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO