Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Farmácia Montezelos: 20 anos ao serviço da população

Em 2003 nascia, pelas mãos de Maria Elvira Pereira, a Farmácia Montezelos, situada numa zona residencial da cidade de Vila Real.

-PUB-

Atualmente, conta com 11 funcionários, entre eles as farmacêuticas Eugénia Fernandes e Sofia Correia, que nos dão a conhecer alguns dos serviços disponíveis, “adaptados às necessidades dos nossos clientes”, muitos deles de idade avançada.

Destacam, por isso, o serviço implementado recentemente, “de extrema importância para os doentes polimedicados”, que consiste na “preparação individualizada da medicação”.

Este é um serviço pensado “para pessoas com mais idade, que fazem muitos medicamentos em simultâneo e, muitas vezes, não têm auxílio familiar”. De acordo com Sofia Correia, “entregamos uma caixa, semanalmente, com a medicação devidamente distribuída por dias e horários”.

E esta ajuda é fundamental se falarmos, por exemplo, de genéricos porque “num mês a caixa do medicamento pode ser amarela e, no mês seguinte, é vermelha porque o genérico da outra marca está esgotado”. Desta forma, “evitamos o erro ou troca de medicação”.

Além deste, a farmácia presta outros serviços como “a medição da glicémia, colesterol, triglicéridos, tensão arterial”, indica Eugénia Fernandes, dando conta, também, do serviço de injetáveis, que evita que “os idosos recorram aos centros de saúde. A medicação fica cá e só têm de vir fazer a administração”.

Destaque, ainda, para a suplementação nutricional, serviço que conta com a colaboração de uma nutricionista. “Os nossos idosos alimentam-se mal, vemo-los a perder peso e é preciso optar por suplementos. Têm aquela ideia que à noite uma sopa é suficiente e acabam por não comer alimentos fundamentais para não perder massa muscular, como é o caso da carne e do peixe”.

Questionadas sobre o que faz desta uma farmácia especial, Eugénia e Sofia não têm dúvidas, “tratámos o cliente pelo nome”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS