Domingo, 8 de Dezembro de 2024
No menu items!

Festa dos Povos viaja no tempo até ao império romano

Entre sexta-feira e domingo, Chaves volta a celebrar os tempos áureos, com a realização de mais uma edição da “Festa dos Povos em Aquae Flaviae” a atrair milhares de visitantes ano após ano, numa aposta da autarquia na promoção do concelho, assim como do seu património e gastronomia.

-PUB-

A abertura oficial está marcada para sexta-feira, às 18h30, com o Cortejo Inaugural pelas ruas do Fórum, seguida do “Atear da Chama Inaugural”.

Durante os três dias, a Alameda do Tabolado será recriado o bulício do quotidiano da antiga urbe, onde marcarão presença 94 expositores, uma centena de figurantes e mais de 30 espetáculos diários.

Em comunicado, a autarquia revela que o programa prevê a dinamização de um mercado galaico-romano, que dará a “provar iguarias gastronómicas, manjares e festim de bebidas, ao mesmo tempo que revelará saberes ancestrais, domadores de fogo, simulações bélicas e recriações mitológicas”.

Nesta viagem de dois mil anos de história, haverá ainda variados espetáculos e cortejos dos povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratam o quotidiano de Aquae Flaviae, com a participação de centenas de figurantes e onde decorrerão as mais variadas atividades socioculturais.

Ao longo desta viagem no tempo, os visitantes poderão experienciar diversas áreas temáticas com atividades em permanência, entre elas um acampamento de gladiadores, área com atividades para crianças, exposição de tortura, acampamentos Militares Romanos, acampamento de Povos Galaicos, exposição de animais exóticos e aves, bem como o Panteão dos Deuses.

Nuno Vaz, presidente da Câmara de Chaves, revela que esta festa é já uma “referência da cidade”, mostrando-se “otimista” para esta edição, onde são esperados muitos visitantes.

O autarca frisa que, ano após ano, o espaço recebe milhares de pessoas e nesta edição acredita que “não será exceção”. “Queremos que as pessoas venham e aproveitam para conhecer esta festa e a cidade”.

Na edição de 2023, Nuno Vaz sublinhou que a Festa dos Povos tem “um grande retorno” para todo o concelho, já que “existem cerca de 120 restaurantes e há duas mil camas disponíveis, o que significa que há procura por estes espaços”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS