Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Festas e romarias em Vilar de Ferreiros

O dia é 20 de janeiro, mas a romagem, mais provável, será no domingo mais próximo, após a data, que nas terras onde habitualmente lhe fazem festa, São Sebastião sai à rua, em procissão. Com rica capela, telheiro e miradouro sobre a Ribeira Velha, e a dois passos da igreja paroquial, São Sebastião tem culto muito antigo em São Pedro de Vilar de Ferreiros, e sempre toda a paróquia o festejou com carinho e devoção. Com mais ou menos brilho, todos os anos costuma ser festejado, e neste ano não vai fugir à regra; no próximo dia 1 de fevereiro, domingo, terá festa rija, em Vilar de Ferreiros.

-PUB-

Como paroquiano da diáspora, recordo o evento e o santo. Dantes quando todas as casas coziam pão era mais fácil arranjar a tradicional broa de pão e outros produtos do lavrador e fazer os cestos com as ofertas que depois no alpendre da capela, o sacerdote benzia, e benze, antes do início da missa. E no fim era o leilão.

Originário de Narbonne e cidade de Milão, São Sebastião (256 d. C. – 286 d.C.) foi um mártir cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável. É advogado contra a peste, a fome e a guerra. Como anda o mundo presentemente temos todos que nos agarrar a São Sebastião e aos demais santos, que pela parte dos homens a coisa está feia. Vão até Vilar e vivam esta festa que abre aqui o nosso cardápio anual de festas e romarias.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.