Quinta-feira, 20 de Junho de 2024
No menu items!

Festival do Solstício está de regresso

A festa pagã que marca e celebra o início do verão será comemorada no decorrer do mês de junho, com mais uma edição do Festival do Solstício.

-PUB-

As atividades iniciam no dia 8 de junho com a inauguração de uma exposição de pintura e desenho da Escola Municipal Sabor Artes, seguindo-se no dia 13 de junho, os workshops de cavaquinho, acordeão, concertina, gaita de foles e percussão, no Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado. No dia 10 de junho, no cineteatro de Torre de Moncorvo, acontece as audições de piano 

O ponto alto das comemorações decorre nos dias 21 e 22 de junho, no Jardim Dr. Horácio de Sousa, onde acontecem várias atividades como “espetáculos, oficinas, ateliers, performances, workshops, animação infantil, artes e ofícios tradicionais”. 

O festival conta com quatro áreas temáticas: reciclagem e ambiente, artes tradicionais, magia e as flores de Constantino, Rei dos Floristas, neste último espaço os mais pequenos são convidados a “elaborar flores que irão colocar num mural alusivo a este ilustre moncorvense, considerado um dos mais notáveis produtores de flores artificiais no século XIX”. De realçar ainda que, nesta edição, a decoração dos espaços será “alusiva às flores de Constantino, Rei dos Floristas.”

No decorrer dos dias 21 e 22 são várias as oficinas e ateliers promovidos por diversas entidades, das quais  “Uma viagem aos Lagos do Sabor | Um Território Inimitável” e o  “atelier de reciclagem espantalho gigante” ,  “atelier de sabão artesanal”, “atelier de velas artesanais” , “ateliers do mundo da fantasia” , “oficina da natureza” e “brincar com os resíduos”. Irá haver demonstrações também da Equipa Cinotécnica da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo.

Ao longo do festival também vai haver representações teatrais,  das quais a atuação do Grupo Alma de Ferro Teatro com “ As Boas Vindas ao Verão” e “Estátuas Vivas”.

Na Avenida Eng. Duarte Pacheco, o mercado do sol, constituído por vários expositores que têm para venda artesanato e produtos regionais.

No dia 21 de junho também irá haver apresentações musicais com dois espetáculos do Avó cantigas, um concerto de Lulavai- Quarteto de Harpas Celtas, um espetáculo de fogo e um concerto com os Putzgrilla. No dia 22 de junho, têm lugar as atuações da Sabor Artes Fora de Portas, um concerto de Combo de Rock e Jazz + Ensemble Sabor Artes, um espetáculo de fogo e um concerto com Kappa Jotta. 

O público pode ainda assistir ao espetáculo noite dançante da Escola Municipal Sabor Artes, no dia 29 de junho, no cineteatro de Torre de Moncorvo.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS