As chamas ameaçaram várias habitações, e além dos bombeiros e sapadores, os populares tentam impedir o avanço das chamas.
É o que acontece junto à residência de Helena. “Já esteve praticamente dentro de casa, agora distanciou-se um pouco, mas fora de perigo ainda não estamos”, diz a habitante, que tentou proteger a casa regando o exterior, e conta com a ajuda de vizinhos. “Foram os populares, estas pessoas que estão aqui, que defenderam. As pessoas são muito solidárias”, afirma, apesar da preocupação. “Ainda bem que temos tudo limpo, mas mesmo assim…”. Reconhece que devido ao declive acentuado o acesso das viaturas dos bombeiros não é fácil.
Tendo em conta o vento, espera um resto de tarde e noite complicadas. Depois de durante a manhã não ter havido apoio de meios aéreos, desde o início da tarde dois canadaires estão a combater as chamas, apoiando 93 operacionais e 52 viaturas.
O vereador da Câmara Municipal de Chaves com o pelouro da Proteção Civil explicou que estão duas frentes ativas, sendo que estão a decorrer trabalhos com máquinas de rasto no “lado esquerdo” (Faiões). Nuno Chaves admite que ainda se esperam muitas horas de combate a este incêndio, “com a necessidade de reforço de meios terrestres, porque estes operacionais já estão a intervir desde ontem”.
Até ao momento, não foi ainda necessário evacuar habitantes.
Veja o vídeo do incêndio: