O Gabinete itinerante de Atendimento ao Munícipe (GAM) de Boticas realizou cerca de 11 mil atendimentos no ano passado, divididos por 24 localidades, revelou a autarquia.
Este serviço municipal descentralizado e de proximidade disponibiliza duas unidades móveis de atendimento que permitem aos munícipes tratar de diversos assuntos, nomeadamente questões relacionadas com a autarquia, Segurança Social, Finanças, CTT, serviços de saúde, nomeadamente marcação de consultas médicas e pedidos de receituário crónico, de forma simples e rápida.
As duas viaturas do GAM percorrem, semanalmente, praticamente todo o concelho, “de forma a corresponder às necessidades dos munícipes, sobretudo dos idosos sem retaguarda familiar e com dificuldades de locomoção” e o serviço “continua a manifestar-se um importante apoio para os habitantes locais”.
Em termos estatísticos, entre 2008 e 2022, o número de atendimentos realizados aproximou-se dos 206 mil. “Um número bastante elucidativo da eficiência e do impacto que este serviço de proximidade tem junto das populações do concelho”, considera o município.
Além disso, também está incluído no GAM a distribuição de correio urgente e não urgente assumida pela Câmara Municipal de Boticas em agosto de 2020, para fazer face ao serviço dos Correios de Portugal (CTT), que é considerado deficitário na região e no concelho de Boticas, em particular.
Durante 2022 o serviço de correio realizou cerca de 50 mil entregas entre correspondência normal, azul, registada e encomendas.
“Estes dados são bem elucidativos da importância que este serviço representa para os nossos munícipes e para o seu bem-estar. Ano após ano constatamos que esta foi uma aposta ganha em vários aspetos, mas sobretudo por corresponder às carências da nossa população”, sublinhou o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga.