A GNR está a alertar para a existência de uma nova burla relacionada com a venda de pellets através da internet.
Segundo a Guarda, o material para aquecimento é posto à venda online, em páginas de internet ou redes sociais que usam nomes de empresas que vendem o produto, mas têm por detrás burlões.
“Os burlões ou cibercriminosos disponibilizam websites e páginas nas redes sociais para promover a venda de pellets, que utilizam maioritariamente denominações comerciais pertencentes a outras empresas ligadas à venda desse produto”, esclarece em comunicado.
A GNR aconselha que quando se realizam compras online se escolham websites certificados que permitam verificar a sua idoneidade, que não se usem links, mas se digite o endereço do site pretendido, evitando destinos falsos ou indesejáveis e que antes de adquirir um produto, o consumidor se informe “relativamente à garantia do mesmo, desconfie de “pechinchas” e de envios grátis”.
A Guarda recomenda ainda que os dados relativos a todas as etapas do pedido sejam guardados, se evite pagamentos em sistemas de remessas de dinheiro e que as pessoas não divulguem dados pessoais associados a contas bancárias.