A GNR de Chaves entregou, entre os dias 22 e 24, cabazes de Natal a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa “Natal mais Quente” repete-se este ano no comando Territorial de Vila Real e os bens alimentares de primeira necessidade foram doados pelos elementos da Guarda. Com a iniciativa de cariz solidário os militares pretendem reforçar a proximidade, contribuindo para “combate o isolamento e a pobreza, bem como para a levar alguma alegria e conforto a outros lares”.
As pessoas que recebem estes cabazes são alguns dos habitantes do concelho, que foram sinalizadas através da operação Censos Sénior 2022, por viverem sozinhas ou isoladas, e que apresentam maiores dificuldades socioeconómicas.
É o caso de João Cruz, que mora numa aldeia do concelho de Chaves. Mora sozinho há vários anos e apesar de não ter água nem luz em casa garante que não quer ir para um lar. “Agora para onde é que hei-de ir, só quando não puder”, diz. A visita de militares da GNR, que além de bens alimentares não perecíveis, levaram um cobertor, foi uma surpresa para o idoso de 80 anos na véspera de Natal. “Não contava com isto”, conta.
Apesar de inicialmente ter mostrado alguma renitência em receber os elementos da Guarda, o idoso acabou por se demorar em conversa sobre os tempos da guerra colonial e sobre o dia-a-dia.
Isaura Lopes de 72 anos recebe o cabaz oferecido pela GNR pelo segundo ano. “É uma prenda boa, que a gente agradece, ganho pouco dinheiro da reforma, e ajuda a ter um Natal melhor”.
O comandante do destacamento territorial da GNR de Chaves, Capitão Orlando Rego, explica que em Chaves foram feitos oito cabazes que entregaram aos seniores mais vulneráveis. “Estas pessoas vivem em situação de pobreza e muito mais frágeis, e para ter um Natal mais digno e mais humano, gostaríamos de dar mais cabazes, mas tentámos proporcionar um Natal mais digno a estas oito pessoas”, afirmou.
Este é o segundo ano em que se realiza a campanha “Natal Mais Quente”, uma iniciativa que partiu do comando territorial da GNR de Vila Real.



