Sexta-feira, 10 de Julho de 2026
InícioMontalegreGNR identifica 48 pessoas por estarem em espaço florestal proibido

GNR identifica 48 pessoas por estarem em espaço florestal proibido

A GNR de Vila Real identificou 47 pessoas na zona do Gerês e uma em Sabrosa por estarem em espaço florestal proibido durante a situação de alerta.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real informou que, no total, foram identificadas 48 pessoas por permanecerem em áreas florestais durante o período de alerta. A maioria das identificações ocorreu na zona das Sete Lagoas, localizada em Montalegre, dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

O comandante dos Bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, denunciou a presença de várias pessoas na área das Sete Lagoas, alertando para os riscos associados aos incêndios. Em declarações à agência Lusa, o comandante revelou que no sábado e domingo foram necessários resgates de duas pessoas que caíram na mesma zona, apesar do estado de alerta e da proibição de circulação e permanência naquele local.

Na sequência da situação de alerta, o Governo decidiu prorrogar esta condição até às 23:59 de quinta-feira. Esta decisão abrange os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Beja, Santarém, Portalegre, Évora e Faro.

O Ministério da Administração Interna justificou a prorrogação com a “manutenção da onda de calor” e as “previsões meteorológicas ainda de grande adversidade nos distritos do interior do país”. A declaração implica a proibição do acesso e permanência em determinados espaços florestais e caminhos, bem como a realização de queimadas e trabalho com maquinaria nos espaços rurais.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS