Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioVila Pouca de AguiarGNR na rua por um “comércio seguro”

GNR na rua por um “comércio seguro”

Entre 24 de novembro e 31 de dezembro, os militares da GNR estão na rua com a campanha “Comércio Seguro 2025”. A VTM acompanhou uma das ações de sensibilização em Vila Pouca de Aguiar

-PUB-

Evitar furtos, roubos e burlas, até as informáticas, é o objetivo da campanha nacional “Comércio Seguro 2025”, que está em curso até ao final do ano e que tem a prevenção como palavra-chave.

Pelas ruas de Vila Pouca de Aguiar, numa das ações de sensibilização, três militares da GNR foram abordando os comerciantes, mas também as pessoas que iam encontrando na rua, entregando cadernos com os contactos da GNR e também com conselhos a adotar em determinadas situações.

Um dos comércios visados foi a Loja dos Rapazes, onde se vende roupa e calçado, mas onde há, também, jogos da Santa Casa. Ao entrar na loja, o chefe Jorge Sousa, acompanhado dos guardas principais Artur Nunes e David Vilela, deixou alguns conselhos ao proprietário.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

“Tenham pouco dinheiro na caixa, estejam atentos a movimentos ou pessoas fora do habitual, em caso de assalto mantenham a calma e tentem fixar o máximo de características dos assaltantes e, na hora da saída, verifiquem se as portas e janelas estão bem fechadas”.

“Esta iniciativa é boa, mas é pena que não se realizem mais ações destas, mais vezes”
Rui Ribeiro

Do lado de lá do balcão, Rui Ribeiro ouviu tudo com atenção. “Esta iniciativa é boa, porque o facto de as autoridades estarem na rua acaba por nos dar mais segurança. É pena que não se realizem mais vezes, ainda que esta zona não seja muito problemática”, afirma, assumindo que muitos dos conselhos que lhe foram dados são “preocupações diárias”.

Mais à frente, na farmácia Figueiredo, os mesmos conselhos. “No nosso local de trabalho vemos muita coisa, lidamos com muitas pessoas e é sempre bom sabermos para quem temos de ligar. É bom sabermos que, se precisarmos, temos alguém aqui ao lado para nos ajudar”, refere Débora Castelo, uma das funcionárias da farmácia.

Também Mateus Igreja, da loja Storm, abriu a porta aos militares da GNR. Ouviu tudo com atenção e, “embora aqui não haja muitas queixas, já aconteceram alguns roubos perto e é sempre bom estarmos informados sobre o que fazer”. Sobre a iniciativa, o comerciante confessa ser “importante”, admitindo que “nos dias que correm, todo o cuidado é pouco”.

“Lidamos com muitas pessoas e é sempre bom sabermos para quem temos de ligar”

Débora Castelo

PROXIMIDADE

A campanha “Comércio Seguro 2025” arrancou em novembro, com a GNR a intensificar as ações de sensibilização e patrulhamento nos dias que antecedem o Natal. “Através destas ações, temos chamado a atenção para a importância de adotar comportamentos que evitem colocar comerciantes e clientes em risco”, ao mesmo tempo que “aumentamos o sentimento de segurança”, refere o capitão Rui Novais.

“São conselhos práticos e básicos, mas que fazem toda a diferença”, conclui.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS