Evitar furtos, roubos e burlas, até as informáticas, é o objetivo da campanha nacional “Comércio Seguro 2025”, que está em curso até ao final do ano e que tem a prevenção como palavra-chave.
Pelas ruas de Vila Pouca de Aguiar, numa das ações de sensibilização, três militares da GNR foram abordando os comerciantes, mas também as pessoas que iam encontrando na rua, entregando cadernos com os contactos da GNR e também com conselhos a adotar em determinadas situações.
Um dos comércios visados foi a Loja dos Rapazes, onde se vende roupa e calçado, mas onde há, também, jogos da Santa Casa. Ao entrar na loja, o chefe Jorge Sousa, acompanhado dos guardas principais Artur Nunes e David Vilela, deixou alguns conselhos ao proprietário.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar
“Esta iniciativa é boa, mas é pena que não se realizem mais ações destas, mais vezes”
Rui Ribeiro
Do lado de lá do balcão, Rui Ribeiro ouviu tudo com atenção. “Esta iniciativa é boa, porque o facto de as autoridades estarem na rua acaba por nos dar mais segurança. É pena que não se realizem mais vezes, ainda que esta zona não seja muito problemática”, afirma, assumindo que muitos dos conselhos que lhe foram dados são “preocupações diárias”.
Mais à frente, na farmácia Figueiredo, os mesmos conselhos. “No nosso local de trabalho vemos muita coisa, lidamos com muitas pessoas e é sempre bom sabermos para quem temos de ligar. É bom sabermos que, se precisarmos, temos alguém aqui ao lado para nos ajudar”, refere Débora Castelo, uma das funcionárias da farmácia.
Também Mateus Igreja, da loja Storm, abriu a porta aos militares da GNR. Ouviu tudo com atenção e, “embora aqui não haja muitas queixas, já aconteceram alguns roubos perto e é sempre bom estarmos informados sobre o que fazer”. Sobre a iniciativa, o comerciante confessa ser “importante”, admitindo que “nos dias que correm, todo o cuidado é pouco”.
“Lidamos com muitas pessoas e é sempre bom sabermos para quem temos de ligar”
Débora Castelo
PROXIMIDADE
A campanha “Comércio Seguro 2025” arrancou em novembro, com a GNR a intensificar as ações de sensibilização e patrulhamento nos dias que antecedem o Natal. “Através destas ações, temos chamado a atenção para a importância de adotar comportamentos que evitem colocar comerciantes e clientes em risco”, ao mesmo tempo que “aumentamos o sentimento de segurança”, refere o capitão Rui Novais.
“São conselhos práticos e básicos, mas que fazem toda a diferença”, conclui.








You must be logged in to post a comment.