“Ao longo dos anos, a UTAD tem feito um grande esforço ao serviço do ideal universitário, e agora tem um investimento a olhar para o futuro, com uma aposta clara na ciência”, foi assim que o Primeiro-ministro elogiou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, aquando do lançamento simbólico da primeira pedra para a construção do Bloco de Laboratórios, no edifício de Ciências Veterinárias. Nesta cerimónia, integrada no XXIV aniversário da UTAD, José Sócrates fez-se acompanhar pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. O Primeiro-ministro, que considerou “a aposta na investigação e no ensino universitário como prioritárias”, aproveitou para deixar os números que reflectem o investimento na ciência feito pelo Governo nos últimos anos. “Em 2005, quando chegamos ao Governo, Portugal investia 0,8 por cento da riqueza nacional em investigação e desenvolvimento. Fechamos o ano de 2008 a investir 1,51 por cento do PIB. Nunca se investiu tanto em investigação e desenvolvimento como em 2008”. Precisamente, na área da investigação, o Primeiro-ministro revelou que Portugal, em 1982, tinha cerca de um investigador por mil habitantes activos, hoje tem mais de sete investigadores por cada mil activos, enquanto que a média europeia é de cinco. Também na área da formação, José Sócrates deu a conhecer que em 2008 se formaram 1500 doutores, um número que é equivalente aos que se formaram em toda a década de 1980. Já na parte final da sua alocução, não esqueceu as construções das acessibilidades em curso na região e a coincidência da conclusão da obra iniciada. “Estas obras vão ficar finalizadas na mesma altura da Auto-Estrada Transmontana, do IC5 e do IP2. São investimentos que tardavam, é uma questão de justiça para com Trás-os-Montes e Alto Douro e homenageiam aqueles que por cá deram o seu melhor em prol da região”. Antes da intervenção de José Sócrates, o reitor da UTAD, Mascarenhas Ferreira, lembrou o percurso da instituição ao longo dos anos, salientando a “importância das parcerias com o Governo” e o significativo conjunto de obras públicas levadas a cabo na instituição académica. Investimento este “que responsabiliza a UTAD na prossecução dos seus objectivos”.
Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Madeira Pinto, salientou as relações de estreita colaboração entre a autarquia e a UTAD, ao mesmo tempo que o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, sublinhou que “o investimento também é na qualificação das pessoas”, sendo “necessário formar cada vez melhor”. Mais elogios vieram também do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que realçou a UTAD como “um projecto com os pés bem assentes na terra” e a sua “interactividade nas parcerias feitas com as autarquias e instituições, com um importante reflexo no processo do desenvolvimento regional”.
De sublinhar ainda a homenagem ao professor doutor José Manuel Gaspar Torres Pereira, com o descerramento de placa alusiva, na Biblioteca Central.