Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Hoje é dia de dar a gancha

Em dia de São Brás, manda a tradição que, em Vila Real, os homens ofereçam a gancha às mulheres. Estas, em dezembro, retribuem e dão o pito.

Dois anos depois, as vendedoras das ganchas voltaram a sair à rua para cumprir a tradição e o negócio está a correr melhor que o esperado.

“Já não fazíamos isto há dois anos, por causa da pandemia. Este ano deixaram-nos fazer e está a correr muito bem”, afirma Susana Rocha, recordando que “a tradição tem muitos anos. Conta-se que um menino ficou engasgado e foi salvo pela bengala do São Brás”.

Também Fátima Pinto está contente com o negócio. Diz que “tem vindo muita gente, graças a Deus. Não pensava que viesse tanta gente por causa da pandemia”. Aprendeu a fazer ganchas com a mãe e hoje vende “tanto a homem como a mulher. Normalmente é o homem que tem de comprar para a mulher, mas isto agora está moderno compra qualquer um”.

A gancha é um doce feito à base de açúcar e água. Ricardo Alves foi um dos que decidiu cumprir a tradição e veio comprar a gancha porque “a minha mãe me lembrou. Disse que se eu não levasse a gancha, em dezembro não havia pito”.

“Conheço esta tradição desde que sou pequeno e acho que temos de a manter”, frisa.

A tradição voltou assim a cumprir-se em Vila Real, com os homens a darem a gancha às mulheres. Em dezembro, no dia de Santa Luzia, é a vez de as mulheres retribuírem e oferecem o pito aos homens.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.