Terça-feira, 7 de Dezembro de 2021
Tags Tradição

Tópico: Tradição

PREMIUM

Leiteiras de Outeiro Seco – Uma herança que a memória não deixa esquecer

Empresárias no seu tempo, as leiteiras de Outeiro Seco rumavam à cidade com os seus cântaros, ora nas burras, ora à cabeça, para vender leite ao quartilho, porta a porta, depois da devida fiscalização na antiga praça de Chaves. O negócio permitia-lhes pôr comida na mesa, enquanto ajudava a alimentar os bebés da altura.

São Martinho e a sua identificação com o vinho

Uma extraordinária coincidência permitiu que São Martinho ficasse associado ao vinho. Não que São Martinho gostasse particularmente dele (disso nada se sabe), mas porque a celebração do seu dia foi fixada na época em que se abrem as vasilhas para testemunhar a qualidade do vinho vindimado, entretanto fermentado. É bem conhecido o clássico anexim: “Em dia de São Martinho vai à adega e prova o teu vinho”

PREMIUM

Tradição do São Martinho cumpriu-se na Madalena

Depois de um ano de interregno por força da pandemia, o tradicional São Martinho regressou ao Centro Histórico da Madalena. Ao longo de três dias, foram muitos os que rumaram à margem esquerda do rio Tâmega para conviver, comprar produtos regionais, comer castanhas assadas e dar um pé de dança ao som dos grupos e bandas do concelho

Feira de São Martinho anima comunidade escolar

A Feira de São Martinho no Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião é uma tradição que se mantém viva há mais de 10 anos, reunindo encarregados de educação, alunos, docentes, colaboradores e entidades do concelho.

Novos Tempos

Estamos no mês de novembro, mês de profundas e enraizadas tradições cristãs.

PREMIUM

Almodena cumpre tradição de Santa Eufémia

Nem o tempo instável demoveu as centenas de fiéis que se deslocaram a Almodena para venerar a Santa Eufémia, no dia 1 de novembro

Chuva prejudica escoamento de produtos na Feira das Cebolas

Agricultores e produtores esperavam maior afluência à Praça Luís de Camões. A culpa, dizem, é da chuva que foi caindo ao longo desta manhã e que acaba por “afastar as pessoas”

Encontro de tunas quer preservar legado musical

O primeiro encontro de tunas e mostra de construtores de instrumentos musicais realiza-se sábado e domingo, em Peso da Régua, para destacar o trabalho desenvolvido no campo da música tradicional ao longo dos anos.

PREMIUM

Devoção e Emoção no Santuário de Nossa Senhora da Piedade

O santuário de Nossa Senhora da Piedade é a sala de visitas de Sanfins do Douro e no segundo domingo de agosto voltou a acolher dezenas de pessoas naquela que é uma das maiores romarias de Portugal.

Novos romeiros em caminhos velhos – A Fé é que os leva a Santiago

25 de julho é o dia de S. Tiago, Apóstolo, o Maior. 2021 é Ano Santo, em Santiago de Compostela, situação que se repetirá no ano que vem, por sugestão do Papa Francisco.

PREMIUM

Oleiro ao vivo para ensinar a fazer barro preto de Bisalhães

Miguel Fontes é um dos poucos oleiros que continua a manter viva a tradição do barro preto de Bisalhães. O bichinho foi-lhe passado pelos avós e hoje ensina os mais novos a arte de fazer estas peças tão típicas de Vila Real.

Com todo o respeito, sou contra as touradas

Pelos vistos, querem proibir a transmissão de touradas no canal público.

Torre do Pinhão – Freguesia com tradição

A freguesia de Torre do Pinhão pertence ao concelho de Sabrosa e ao distrito de Vila Real.

Alfândega da Fé procura captar tradições com concurso fotográfico

O Centro de Interpretação do Território (CIT) de Sambade/Alfândega da Fé desafia fotógrafos a captar “tradições, costumes e rituais transmontanos” com o tema (Re) - VIVA TRADIÇÕES.

Bola doce mirandesa ultrapassa limitação de ser produto da época

O doce conventual passou de “fenómeno sazonal” pascoal para produto regional “vendido durante todo o ano” em vários pontos do país e fora, afirma a Lusa.
00:02:44

Carranhosas voltaram a sair à rua

Em dia de São Brás, centenas de pessoas assistiram ao Desfile das Carranhosas em Ribeira de Pena. Uma tradição antiga, recentemente recuperada e que junta toda a comunidade ribeirapenenses em festa ao longo de vários dias para comemorar o santo protetor das gargantas.
00:01:51

Em dia de S. Brás cumpriu-se a tradição em Vila Real

Em dia de S. Brás, manda a tradição que os homens ofereçam a gancha às mulheres. Assim foi em Vila Real.
00:03:46

Em dia de São Sebastião, Vila Grande ofereceu almoço a milhares de pessoas

A 20 de janeiro, Vila Grande, na freguesia de Dornelas, Boticas, é invadida por milhares de pessoas atraídas pela tradição secular em homenagem a São Sebastião, o santo que, na época das invasões francesas, protegeu a aldeia da guerra.
00:02:12

Hoje é dia de dar o Pito

Hoje, 13 de dezembro, é dia de Santa Luzia e manda a tradição que as mulheres devem oferecer o Pito aos homens, que terão de retribuir com a Gancha, no dia de S. Brás, que se comemora em fevereiro.
00:02:35

13 de dezembro é dia de dar o pito em Vila Real

Vila Nova, freguesia de Folhadela, recebeu centenas de pessoas para comprar o tradicional pito e para a missa em honra de Sta. Luzia.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS