O financiamento será assegurado em 50% pelo programa Norte 2030, através de uma candidatura recentemente aprovada pela unidade de saúde. O projeto contempla ainda intervenções no bloco operatório da unidade hospitalar.
A nova estrutura terá uma área de sete mil metros quadrados, distribuída por dois pisos, e incluirá um parque de estacionamento com cerca de 70 lugares. Segundo Ivo Oliveira, presidente do conselho de administração da ULSTMAD, a obra permitirá melhorar os circuitos internos e a qualidade dos cuidados prestados.
A construção decorrerá na zona frontal à atual urgência, onde funcionou o espaço dedicado à área respiratória durante a pandemia de covid-19. O serviço de urgência manterá o funcionamento normal durante os trabalhos, que poderão prolongar-se por dois anos.
Este investimento integra-se num plano mais alargado de 20 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. As obras incluem o Centro Diagnóstico de Intervenção Cardiovascular, a reabilitação da pedopsiquiatria e saúde mental, e a renovação dos internamentos.
A ULSTMAD, criada em 2024, abrange 23 centros de saúde e três unidades hospitalares em Vila Real, Chaves e Lamego, servindo uma população de 369 mil habitantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.



