Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
No menu items!
Vila RealHospital de Vila Real recebe 13 milhões para nova urgência

Hospital de Vila Real recebe 13 milhões para nova urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro vai beneficiar de um financiamento de 13 milhões de euros para construir novas instalações da urgência hospitalar em Vila Real. Obra inclui sete mil metros quadrados e 70 lugares de estacionamento

-PUB-

O financiamento será assegurado em 50% pelo programa Norte 2030, através de uma candidatura recentemente aprovada pela unidade de saúde. O projeto contempla ainda intervenções no bloco operatório da unidade hospitalar.

A nova estrutura terá uma área de sete mil metros quadrados, distribuída por dois pisos, e incluirá um parque de estacionamento com cerca de 70 lugares. Segundo Ivo Oliveira, presidente do conselho de administração da ULSTMAD, a obra permitirá melhorar os circuitos internos e a qualidade dos cuidados prestados.

A construção decorrerá na zona frontal à atual urgência, onde funcionou o espaço dedicado à área respiratória durante a pandemia de covid-19. O serviço de urgência manterá o funcionamento normal durante os trabalhos, que poderão prolongar-se por dois anos.

Este investimento integra-se num plano mais alargado de 20 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. As obras incluem o Centro Diagnóstico de Intervenção Cardiovascular, a reabilitação da pedopsiquiatria e saúde mental, e a renovação dos internamentos.

A ULSTMAD, criada em 2024, abrange 23 centros de saúde e três unidades hospitalares em Vila Real, Chaves e Lamego, servindo uma população de 369 mil habitantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS